O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) resgatou, neste sábado (25), um indígena de 71 anos, que sofria com um rompimento na hérnia umbilical . De acordo com o Corpo de Bombeiros, o resgate do idoso da Aldeia Simpatia, em Feijó, no  interior do Acre, até Rio Branco levou cerca de cinco horas. Os bombeiros enfatizam que se a viagem fosse feita de barco, outro meio para ter acesso à aldeia, o resgate levaria cerca de nove dias.

indio

Indígena foi resgatado neste sábado (25) pelos bombeiros (Foto: Divulgação/Ciopaer)

“A aldeia fica o tempo todo na floresta. Chegamos ao local acompanhados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um senhor de 71 anos estava sofrendo muito, com fortes dores devido a um rompimento de hérnia. Demoramos cerca de cinco horas por ser um local de difícil acesso”, explica o comandante da Ciopaer, major Carlos Negreiros.

Após o resgate, o comandante informou que o indígena ficou aos cuidados do Samu, mas não sabe em que unidade ele foi internado. Foram duas horas e meia para ir e o mesmo tempo para a viagem de volta. Ainda de acordo com major, durante esses quase seis anos do centro de operações, foram feitos mais de 200 resgates no Acre.

indio2

Harpia I foi usado para o resgate do indígena na Aldeia Simpatia, em Feijó (Foto: Divulgação/Ciopaer)

Fonte: G1.