Paraná – Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA (antigo GRAer), da Polícia Militar sofreu um acidente durante um treinamento em Londrina, no norte do Paraná, nesta terça-feira (21). Nenhum dos dois ocupantes da aeronave ficou ferido.

Segundo o GRAer, o acidente aconteceu na pista do aeroporto 14 Bis, próximo ao distrito Warta, por volta das 15h.
Ainda conforme o grupamento, o helicóptero fazia manobras perto do solo quando tocou a pista e capotou. O Graer informou que o treinamento era realizado para revalidação da habilitação de um dos ocupantes da aeronave.

IMG-20150722-WA0009

A informação de que o helicóptero teria sofrido uma pane foi desmentida pelo capitão do Graer, Wiliam Fávero. Conforme ele, o acidente aconteceu depois de o piloto tentar fazer uma manobra aérea perto do solo. O policial explicou que a estrutura que dá suporte ao helicóptero, denominada esqui, ficou presa à porção de terra, e a aeronave acabou tombando.

Ainda de acordo com o capitão, a aeronave tinha vindo de Curitiba para Londrina na manhã desta terça-feira. A cidade, conforme ele, deverá ficar sem o segundo helicóptero do Graer pelos próximos três dias, período a ser utilizado pela corporação para a preparação da aeronave reserva.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que vai pedir fotos e ouvir testemunhas para apurar as causas do acidente. A Polícia Militar informou que também vai apurar as circunstâncias do ocorrido.

O piloto do helicóptero, que passava por um curso de reciclagem, e o instrutor dele não ficaram feridos. O Siate chegou a ser acionado para atendê-los, mas a ambulância foi dispensada após a constatação de que os dois não precisavam de socorro.

O acidente envolveu o helicóptero Falcão 02 do Graer, modelo Bell 206 Jet Ranger.

O helicóptero foi retirado do local e será levado para o Aeroporto Governador José Richa, também em Londrina. Conforme a PM, a aeronave tem 23 anos, possui seguro obrigatório e teve sérias avarias, as quais serão avaliadas posteriormente.

De acordo com o Graer, a cidade ficará sem aeronave pelo menos nos próximos três dias, até que uma reserva seja enviada de Curitiba para Londrina.

Fotos:

Fonte: G1Bonde.