São Paulo – No dia 27/06 a Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos, interior de São Paulo, recebeu um chamado do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros – COBOM, informando sobre uma ocorrência de resgate no Pico dos Marins. A Base pertence do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo.

Através de ligações telefônicas, pessoas que estavam subindo o pico informaram que havia uma vítima, masculino, com múltiplas fraturas, advindas de uma queda pedra. Os solicitantes não tinham como informar o estado da vítima, somente diziam que ele estava impossibilitado de se locomover e que estava num local com dificuldade de acesso.

marins2

O médico de plantão, Dr. Otávio, fez contato com o COBOM para ter acesso as informações mais detalhadas. Após triagem dos detalhes da ocorrência, o médico passou os dados ao Comandante da aeronave, Cap PM Mazzocato, para o planejamento da missão.

Decidiu-se, em virtude das características do resgate, que levariam para o salvamento a equipe médica, pois com as informações passadas estava claro que a vítima estava no alto do pico (8.000 pés) e não na trilha. A melhor solução seria pousar no alto dos marins para que a equipe médica tivesse acesso a vítima e pudesse efetuar os primeiros socorros, imobilização e transporte para o hospital.

A equipe decolou para um primeiro pouso em Campos do Jordão para abastecimento, de lá, tiveram acesso visual ao pico dos marins, confirmando a possibilidade de pouso.

marins

Chegando no local do resgate aeromédico, Alto do Pico dos Marins, foi identificado que a vítima estava acompanhada por outras pessoas, sendo amparado numa vertente no setor norte da montanha, aguardando a chegada da equipe para atendimento.

Foi efetuado pouso em uma pequena área gramada e plana e rapidamente a equipe médica teve acesso ao paciente. Após uma primeira avaliação, o Dr Otávio, juntamente com o enfermeiro Sgt PM Tsukuda e o apoio do Comandante de Operações, Cap Marcelo, bem como das pessoas que ali estavam, decidiu-se pela imobilização da vítima e imediata retirada daquela condição.

As pessoas que estavam no local contaram que a vítima tentou subir pela vertente e ao segurar em uma pedra e forçar a subida, um grande pedaço da pedra deslocou-se e a vítima caiu juntamente com a pedra que acabou ficando sobre ele, após terminar de rolar.

marins1

Quem estava próximo ajudou na retirada da pedra e pediram ajuda por telefone. Apesar da gravidade do acidente, o estado de saúde da vítima era estável, foi constatado que ele tinha trauma no tórax, fratura fechada no membro superior esquerdo, TCE, além de escoriações pelo corpo.

Após imobilizado na maca de resgate, com a ajuda de vários escaladores presentes no local, a vítima foi conduzida pela vertente do morro e colocada no interior da aeronave para o resgate aeromédico, decolaram do Pico dos Marins com destino ao Hospital Regional de Táubaté, onde foi deixada sob os cuidados das equipes de plantão.