Helicóptero de combate a incêndio sofre acidente em Portugal durante captação de água
06 de julho de 2015 1min de leitura
06 de julho de 2015 1min de leitura
Portugal – No dia 29 de junho, um helicóptero, modelo AS350B3 – Esquilo, de matrícula CS-HMH, a serviço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) caiu quando captava água em uma missão de combate a um incêndio florestal, ferindo levemente o piloto, único ocupante da aeronave. Ele foi transportado para o Hospital de S. João no Porto, em Portugal, de onde já teve alta.
O helicóptero, com base no Quartel de Bombeiros de Baltar, tinha desembarcado uma equipe do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana para o combate a um incêndio florestal que deflagrou em Sanfins.
Depois do desembarque, o piloto iniciou procedimento para captação de água no pequeno lago da Pedreira do Lamoso. Na aproximação sofreu o acidente e o helicóptero teve danos de grande monta pois submergiu no pequeno lago.
O piloto conseguiu sair pela porta esquerda e nadou para uma margem da lagoa sem ferimentos graves. Preocupados com a demora do helicóptero em iniciar a operação de combate, o chefe da brigada alertou a entidade competente que enviou imediatamente os meios de socorro. O piloto foi encontrado exausto e agarrado às rochas existentes numa das margens da lagoa.
Só após a investigação realizada pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Com Aeronaves (GPIAA) será possível apurar as causas reais deste acidente.
Confira as fotos:
Fotografias: Miguel Pereira/Global Imagens in http://www.jn.pt/
Enviar comentário