Goiás – O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) realizou, nos dias 27 e 28 de maio, palestras e debates com foco na prevenção de acidentes organizacionais com os Grupamentos Aéreos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de Goiás.

Participaram do evento 60 tripulantes, dentre eles pilotos, operadores de equipamentos especiais, médicos e enfermeiros.

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A equipe foi composta pelo Tenente-Coronel Aviador Alexander, Capitão Aviador Voltolini, 1º Tenente Psicóloga Karynne Bayer e pela Professora Doutora Conceição Pereira (Psicóloga do SERIPA II). Temas como Cultura Organizacional, Gerenciamento do Erro e da Ameaça, Comunicação, Consciência Situacional, Processo Decisório e Processos de Equipe foram abordados, além da realização de estudos de casos de acidentes envolvendo aeronaves de Segurança Pública.

CONSCIÊNCIA SITUACIONAL:

A palestra proferida pelo Tenente-Coronel Alexander demonstrou a importância da consciência situacional para a Segurança de Voo. Foram apresentadas estratégias para manter elevada consciência situacional durante as operações aéreas, assim como os fatores que concorrem para a sua perda. Foi enfatizada a importância de que os aeronavegantes se mantenham alerta no ambiente de trabalho, antecipem contingências e distribuam apropriadamente as tarefas entre todos os envolvidos na missão, evitando sobrecargas.

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CULTURA ORGANIZACIONAL E GERENCIAMENTO DA AMEAÇA:

A 1º Tenente Karynne Bayer discorreu sobre o tema “cultura organizacional”, apresentando as influências que determinadas práticas e hábitos da organização, que vão desde o chefe até o seu menor posto hierárquico, são capazes de influenciar na filosofia de segurança de voo da organização; e apresentou também o tema “gerenciamento do erro e da ameaça”, na qual, a partir dos conceitos de “erro” e “ameaça”, pôde trabalhar medidas de gerenciamento com os tripulantes sobre suas dificuldades diárias encontradas no trabalho.

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COMUNICAÇÃO:

O Capitão Voltolini abordou as influências internas e externas nas comunicações interpessoais. Dentre os fatores externos, foram destacadas as principais barreiras à comunicação, tais como: posição hierárquica, idade, sexo e cultura organizacional. No que se refere aos fatores internos, enfatizou-se as habilidades para a escuta ativa, a tomada de decisão, a resolução de conflitos, a assertividade e a defesa da própria opinião.

PROCESSO DECISÓRIO E PROCESSOS DE EQUIPE:

A Psicóloga Conceição Pereira, especialista em Fator Humano com mais de vinte anos de experiência na área, abordou os temas “Processos de Decisão” e “Processos de Equipe” que, segunda ela, apesar de serem didaticamente separados, na prática possuem estreita relação. Um bom processo decisório não acontece isoladamente; ele depende de uma relação de sintonia e confiança entre todos os tripulantes.

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ESTUDO DE CASOS:

Nos estudos de caso de acidentes aeronáuticos envolvendo aeronaves de órgãos de Segurança e Defesa Pública, os tripulantes tiveram a oportunidade de debater condições latentes identificadas na própria operação, com o propósito de implantar as Recomendações de Segurança de Voo apresentadas em acidentes anteriores.

Uma dinâmica de grupo, com equipes de oito tripulantes, abordou a prática da tomada de decisões, mediante situações-problema. Os cenários foram montados com base em acidentes que envolveram aeronaves de Segurança Pública nos últimos dez anos.

Por fim, a equipe do SERIPA VI apresentou o estudo de caso de um acidente organizacional ocorrido em 2005, evidenciando para os participantes que o gerenciamento inadequado de questões organizacionais pode desencadear uma cadeia de falhas latentes que, em meses ou anos, resultará em um evento catastrófico.

Fonte: Cenipa.