Corumbá (MS) – Deflagrada nesta quinta-feira através do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) em Corumbá, a operação de combate ao tráfico de drogas reuniu agentes das polícias civil, militar e federal em uma ação conjunta que culminou na apreensão de drogas, munições e a prisão de seis pessoas a sendo quatro acusadas de tráfico de entorpecentes em Corumbá.

As ações se concentraram na região do bairro Popular Velha no local conhecido como “beco da sete”, próximo a caixa d’água. Ao todo 13 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela justiça e os policiais agiram nos diversos pontos ao mesmo tempo.

helicoptero-operacao-corumba

A Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo também colaborou com patrulhamento, orientação das equipes de terra, prisão de seis adultos e apreensão de dois adolescentes, além da participação de homens do canil do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana. A região já é conhecida pela polícia que realizou levantamento estatístico que apontando o local como sendo frequentemente utilizado por traficantes para venda de entorpecentes.

O local é situado em uma área onde o terreno dificulta o acesso das equipes e viaturas, o elemento surpresa foi um fator importante para o bom resultado da operação que durante a incursão dos policiais conseguiram comprovar em diversos locais o tráfico de entorpecentes.

Prisões e apreensões

O resultado foi considerado um dos melhores alcançados em 2015 entre as operações deflagradas pelo GGIFRON em Corumbá. No total três quilos e meio de pasta base de cocaína, sete quilos de maconha, R$4.500,00 (Quatro Mil e quinhentos reais), em dinheiro, uma motocicleta, mais de mil peças de roupas ainda com etiqueta e sem nota fiscal, duas balanças de precisão utilizada na pesagem e separação da droga, munições calibre 762 de uso restrito das forças armadas e calibre 357, além de diversos equipamentos eletrônicos que possivelmente podem ter sido utilizados como moeda de troca por usuários de drogas foram apreendidos.

Também foram detidos o total de oito pessoas, sendo dois adolescentes que após serem ouvidos posteriormente liberados. Já os demais envolvidos foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, abandono de incapaz e outro por posse ilegal de material explosivo.

operacao-4

Em uma das casas os policiais encontraram um artefato com explosivo de fabricação caseira, popularmente conhecido como banana de dinamite, muito utilizado por criminosos na detonação de caixas eletrônicos.

Segundo a chefe da delegacia regional de Corumbá Joilce Ramos, o reforço no contingente destinado para as policias civil e militar da cidade contribuíram para reforçar as ações nos pontos com maior índice de criminalidade. De acordo com o Comandante do 6º BPM Tenente-Coronel Wilson Velasques, o total de 90 policiais entre civis, militares e policiais federais foram empregados na ação.

>Fonte: Folha MS.