Helicóptero reforça combate aos crimes ambientais em Rondônia
03 de abril de 2015 1min de leitura
03 de abril de 2015 1min de leitura
Rondônia – O combate aos crimes ambientais em Rondônia foi reforçado com um moderno helicóptero Esquilo, que alcança 220 quilômetros de velocidade por hora. O aparelho foi entregue nesta segunda-feira (23), no hangar oficial, em Porto Velho, à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
O emprego da aeronave no combate ao desmatamento, patrulhamento rural e ocupação de terras também trarão ganhos para a segurança, avaliou o governador Confúcio Moura. A outra vantagem, segundo ele, é que será possível atuar no resgate, por exemplo, em locais de difícil acesso.
“Temos recebido notícias ruins dando conta que o desmatamento cresceu na Amazônia. Temos que enfrentar com determinação este problema”, destacou Confúcio. Segundo o governador, uma aeronave deste porte não é luxo, “é ferramenta necessária para atender a população”.
A aeronave é considerada de multiuso e será utilizada ainda em ações fiscalização ambiental de fronteiras e no apoio a outros órgãos como da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).
Segundo o major Carlos Lopes Silva, comandante do Núcleo de Operações Especiais – NOA, da Sesdec, este é o modelo de aeronave mais utilizados na área de segurança em todo o país pela versatilidade e confiabilidade. O helicóptero foi testado com sucesso nas manifestações do dia 15 deste mês na capital.
O chefe do NOA explica que o helicóptero (modelo AS350 B2) tem autonomia de três horas. A aeronave, que também é chamada de Esquilo em razão da agilidade no deslocamento, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, além de farol de busca, o que possibilita a participação em operações noturnas.
Na cerimônia de entrega da aeronave, o vice-governador Daniel Pereira e os secretários Antônio Carlos dos Reis, da Sesdec; Evandro Padovani, da Seagri, e Vilson Sales Machado, da Sedam, realçaram a importância da aeronave para suas pastas.
Confiras as fotos:
Fonte: Agência de Notícias Rondônia.
Enviar comentário