Grupamento Aéreo de São Paulo apresenta projeto de simulador de voo com a empresa CEFAMM
04 de março de 2015 1min de leitura
04 de março de 2015 1min de leitura
São Paulo – O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo e a empresa CEFAMM – CENTRO DE ESTUDOS E FABRICAÇÃO AERONÁUTICA EIRELI, assinaram no último dia 26 de fevereiro um Protocolo de Intenções que tem por objetivo principal envidar esforços em uma parceria inovadora na Aviação de Segurança Pública.
A empresa CEFAMM construirá um simulador de voo, que poderá ser homologado até como FTD nível 4, da aeronave modelo AS350B2, um dos modelos utilizados na frota do GRPAe.
O equipamento já está em processo de fabricação e será uma cópia fiel do Águia 21 (PR-SPK), com o acréscimo de um Garmin G500 no lugar da tela do imageador térmico utilizado naquela aeronave.
Tal equipamento será capaz de reproduzir praticamente todas as situações de voo sejam elas visuais (VFR) ou por instrumentação (IFR), além de possibilitar o treinamento de procedimentos normais e de emergências.
A base de dados reproduzirá, por exemplo, ambientes sintéticos correspondentes a todos os aeroportos da Grande São Paulo, bem como os helipontos dos principais hospitais da região, oferecendo assim um grande diferencial para o treinamento dos pilotos da PMESP.
Além disso, a base de dados pode ser customizada de acordo com as demandas do treinamento. Para as operações policiais, a base de dados é diferente e contém situações bastante especificas, como por exemplo, sobrevoo de áreas a baixa altitude à noite, entre outras possibilidades.
Com o apoio do Comando do GRPAe, a Escola de Aviação do GRPAe foi pioneira na aplicação de simulador de voo no treinamento de pilotos de aeronave AS350 no Brasil, buscando padronizar procedimentos operacionais, aumentar a oportunidade de treinamento de cada piloto da Organização e potencializar sua capacidade de formação de Pilotos Policiais.
Vantagens como a preservação da frota de aeronaves, aumento da disponibilidade para a operação, melhor qualificação de pilotos no cenário operacional, sedimentaram a confiança da Organização, garantindo que tal empreitada produziu um ótimo retorno desse investimento.
Fundada em Americana/SP em Novembro de 2010, O CEFAMM – CENTRO DE ESTUDOS E FABRICAÇÃO AERONÁUTICA EIRELI, conta hoje com 6 simuladores diferentes homologados na ANAC como A.A.T.D e possui mais de 30 simuladores Instalados pela América do Sul.
Enviar comentário