Comissão do GRAESP recebe o novo EC145 nos EUA
14 de fevereiro de 2015 3min de leitura
14 de fevereiro de 2015 3min de leitura
O ano de 2015 no Grupamento Aéreo de Segurança Pública – GRAES do Estado do Pará, começou a todo vapor e com mais uma grande conquista.
Entre os dias 25 e 31 de janeiro, uma comissão do GRAESP viajou para Shreveport, em Lousiania?EUA, para fazer o recebimento provisório do primeiro helicóptero biturbina do estado do Pará e do GRAESP, o EC 145 C2, que será utilizado em ações de Segurança Pública, Defesa Civil e Governamental, no estado do Pará e nas regiões impactadas pela obra da Usina de Belo Monte no município de Altamira-PA.
A comissão foi chefiada pelo diretor do GRAESP, Tenente Coronel RR Josilei Albino Gonçalves de Freitas, acompanhado do Major PMPA Jomires Rebelo Pires e pelo Mecânico José Kennevaldo Pereira de Assunção. Acompanharam também a Comissão representantes da importadora da aeronave, os senhores Rogério Andrade e Adrianno Barcellos, da empresa Avantto, sediada em São Paulo-SP.
A aeronave EC 145 C2 – prefixo PR-PPA – Guardião 05 foi recebida pela comissão do GRAESP, na empresa Metro Aviation, uma das maiores empresas de customização de helicópteros e operadora de EMS dos EUA. A aeronave após ter sido entregue pela American Eurocopters (Airbus) em Dallas/TX em agosto de 2014, foi entregue à Metro Aviation, para que fosse customizada com os equipamentos operacionais, tais como o kit de bancos para emprego de tropa, kit aeromédico e estabilizador de vítimas graves (UTI) e kit VIP, além da pintura customizada à frota do GRAESP.
O Guardião 05, prefixo PR-PPA, será o 9° helicóptero EC 145 C2 entregue à órgãos governamentais, contados as aeronaves adquiridas pelo Rio de Janeiro, a compor a frota da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil do Brasil e o 1° da Região Norte e Amazönica. A aeronave vem equipada, além dos kit`s acima já citados com os seguintes equipamentos especiais:
Imageador Térmico e Farol de Busca Expectrolab;
Flutuadores para Rio e Oceano;
Painel duplicado full IFR com piloto automático;
Stormscope;
02 GNS 530 com Tcass;
Guincho com kit rapel;
Gancho com bamby bucket;
Configurado e equipado com óculos INVG;
Corta-cabo, filtro de areia, protetor de rotor de calda e janelas traseiras;
Mast moment, queimador de limalha e tanque auxiliar;
Pintura de pás de alta visibilidade e pintura customizada.
“Existe uma grande expectativa por parte do Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social do estado do Pará, para a chegada desta aeronave. É um sonho do GRAESP a ser realizado, pois o efetivo vêm se preparando para recebê-la e operá-la, pelos céus paraenses, aumentando assim a capacidade operacional e profissional da Unidade, que hoje é a maior do Norte e região amazônica e uma das 6 maiores OASP do País, além da 3° maior em abrangência, com suas bases descentralizadas pelo interior (Marabá, Santarém, Altamira e Redenção), cobrindo 80% do estado” afirma o Tenente Coronel Gonçalves, Diretor do GRAESP desde maio de 2013.
O Guardião 05 deverá decolar dos EUA para o Brasil e ser incorporada à frota do GRAESP até o fim de março de 2015, que hoje opera 06 (seis) esquilos AS 350 B2, 01 (um) EC 130 B4, 01 (um) avião monomotor turboélice Caravan e 02 (dois) monoplanadores Ximango, distribuídos em 5 bases pelo estado do Pará, completando uma frota de 10 (dez) aeronaves.
A população paraense está de parabéns pela nova aquisição e ansiosa para ver o Guardião 05, rompendo os ares do Pará, em socorro e proteção de seus habitantes.
Fonte: Comunicação Social/GRAESP
Enviar comentário