Piloto Inicia Autorotação Após Suposta Falha do Motor

O Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTBS) liberou seu relatório inicial sobre o incidente. O relatório completo do acidente só estará disponível após, aproximadamente, 1 ano do incidente.

Os oficiais que pilotavam o helicóptero quando ele caiu foram identificados como Oficial David Callen e Oficial Paul Lourenco. Os dois são instrutores de voo e cada um tem mais de 2.200 horas de voo. Veja no final deste artigo o comunicado de imprensa completo do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD) (EUA).

A tripulação do helicóptero de patrulha MD530F da Polícia Metropolitana de Las Vegas fez muito bem em notificar a inoperância do motor e em efetuar um pouso autorotativo no meio da Rua 23ª, entre Bonanza e E. Wilson, na região nordeste do centro de Las Vegas, na véspera do Ano Novo.

helic1

A região em Las Vegas onde o helicóptero de Suporte Aéreo da cidade caiu. Foto: Graphic-Mapquest

A véspera do Ano Novo tornou-se trágica, no entanto, para o piloto e o mecânico de um helicóptero do Gabinete do Xerife do Condado de Cochise, no Arizona, que caiu enquanto retornava de Phoenix para o aeroporto de Sierra Vista, Arizona.

O helicóptero da Polícia de Las Vegas havia partido do Aeroporto da Norte Las Vegas às 13h22 para ajudar unidades de patrulhamento em um chamado de assalto. O helicóptero e a tripulação tinham voado cerca de 7 minutos quando a tripulação relatou problemas mecânicos às 13h29.

helic2

Um helicóptero MD520F danificado da Polícia Metropolitana de Las Vegas assentou-se na Rua 23ª em Las Vegas após o piloto ser forçado a fazer um pouso autorotativo. Foto: LE Baskow Las Vegas Sun

Diante desta situação, o piloto e o oficial de voo tático tiveram, aproximadamente, 18-20 segundos para reduzir o controle coletivo e entrar em autorotação, encontrar um local para o pouso de emergência e guiar o helicóptero até ele.  Isso tudo presumindo que eles estavam voando a uma altitude de pelo menos 500’ acima do nível do solo. Em todo caso, o piloto do LVMPD fez um excelente trabalho ao desviar de postes, casas e carros e conseguir pousar o helicóptero no meio da rua sem ferir ninguém em solo.

Os dois oficiais foram levados para o Centro Médico Universitário (UMC) para avaliação, mas os seus ferimentos não foram considerados graves.  O helicóptero acabou assentando-se virado para cima e ficou bastante danificado devido ao impacto com a rua.

Depois de visitar os oficiais no Centro Médico Universitário, o Xerife do Condado de Clark, Doug Gillespie, contou à imprensa que os dois membros da tripulação estavam conscientes e que ficariam “bem”.

helic3

Local onde o N530KK acabou pousando na Rua 23ª, próxima ao centro de Las Vegas na véspera da virada do ano de 2014. O helicóptero foi comprado em 2010 da MD Helicopters. Os dois membros da tripulação sobreviveram. Foto: John Locher, AP

O helicóptero da série MD500 é considerado por muitos o melhor helicóptero já construído com relação à resistência a acidentes. O MD500 ganhou esta legacia durante o conflito do Vietnã, quando ele foi operado principalmente pelo Exército dos EUA como um helicóptero de reconhecimento, conhecido como o MH-6 Little Bird, e de reconhecimento armado Ah-6, chamado de “Killer Egg”, às vezes.

Segue abaixo a declaração oficial do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas sobre o incidente:

Helicóptero do LVMPD Faz Pouso de Emergência

“Hoje, por volta das 13h22, um helicóptero policial do LVMPD partiu do aeroporto para auxiliar as unidades de patrulhamento num chamado na região central da cidade. Às 13h29, aproximadamente, a unidade aérea foi forçada a fazer um pouso de emergência na região da Rua 23 ª e da Avenida East Wilson. O helicóptero pousou na Rua 23ª, causando danos à aeronave. Os dois pilotos foram levados para o UMC, onde receberam tratamento médico para ferimentos leves. Os nomes dos pilotos não foram divulgados até o momento.  O incidente está sendo investigado. Todas as informações futuras sobre o incidente com a aeronave serão liberadas pela Administração Federal de Aviação (FAA) e pelo Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB).”

Os registros públicos indicam que o LVMPD recebeu o helicóptero N530KK da MD Helicopters em junho de 2010. O helicóptero veio equipado com um motor turboeixo Rolls Royce 250-C30 e gera 650 cavalos de potência do eixo (shp). Esta combinação de um motor mais potente com lâminas de rotor mais longas e cauda estendida contribuem para o melhor desempenho do helicóptero 530F MD em alta altitude e em dias quentes, segundo os comunicados de imprensa.

Há indicações de que este incidente tenha resultado de problemas mecânicos. No entanto, um acidente de helicóptero do LVMPD ocorreu enquanto a tripulação praticava pousos de emergência autorotativos no Aeroporto da Norte Las Vegas, em setembro de 2012. Durante aquele incidente o helicóptero passou por um pouso difícil, causando mais de 1 milhão de dólares em dano. Os dois oficiais sobreviveram ao acidente de 2012 também.

Mas, foi precisamente o tipo de treinamento de procedimentos de emergência que a tripulação praticava em 2012, que permitiu a tripulação do helicóptero deste último acidente sobreviver e sair com ferimentos leves apenas.

A Unidade de Suporte Aéreo do LVMPD vivenciou uma verdadeira tragédia em julho de 2013, quando o Oficial David VanBuskirk morreu depois de cair de um cabo de guindaste do helicóptero durante uma missão de resgate noturna no Monte Charleston. O incidente ainda está sendo investigado pelo NTSB.

Sobre o Suporte Aéreo do LVMPD

A Unidade de Suporte Aéreo do LVMPD consiste de 22 pilotos de helicóptero, 2 oficiais de voo tático e 4 mecânicos de aeronave certificados.

A frota compõe-se de um Hughes 500D, três MD 530F, um Bell 407, dois Bell UH1N Hueys e um Cessna Skylane 182. A Unidade de Suporte Aérea opera 24 horas por dia, 7 dias por semana e voa 6.000 horas anualmente.

helic4

Outro MD530F operado pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas em patrulhamento na Mandalay Bay, em Las Vegas. Foto: LVMPD

O helicóptero danificado foi depois recolhido para maiores investigações por um caminhão plataforma e levado a um local não divulgado. Por volta das 18h00, a Rua 23ª foi reaberta e a vizinhança começou a voltar ao normal.

Comunicado de Imprensa Emitido pelo LVMPD em 02-01-15

Pilotos Envolvidos no Incidente do dia 31 de Dezembro de 2014
Pouso de Emergência de Helicóptero É Identificado

Os oficiais envolvidos no pouso de emergência do helicóptero do LVMPD em uma rua residencial, no dia 31 de dezembro de 2014, foram identificados como Oficial David Callen e Oficial Paul Lourenco. O Oficial Callen trabalha para a LVMPD desde março de 2000 e o Oficial Lorenco trabalha para a LVMPD desde julho de 1997. Os dois oficiais são pilotos do Departamento de Operações de Emergência, Busca e Salvamento/ Divisão de Suporte Aéreo.

Os oficiais receberam tratamento médico para ferimentos leves no Centro de Trauma do UMC e foram liberados na mesma noite. Ambos os oficiais são pilotos experientes, cada um contabilizando mais de 2.200 horas de voo e os dois são instrutores de voo certificados. Um clipe de áudio do rádio-tráfego do incidente acompanha este comunidado.

Uma revisão extensiva de cada uma das aeronaves da frota do LVMPD está em andamento atualmente. A princípio, nenhum helicóptero do LVMPD estará fazendo voos regulares. Cada aeronave passará por uma inspeção detalhada e por uma verificação de registro de manutenção. Após a conclusão de cada inspeção, as aeronaves respectivas serão postas de volta em serviço.

Os seis helicópteros da frota da Polícia Metropolitana incluem um Bell 407, três McDonnell Douglas 530-FF e dois Bell HH-1H. A aeronave envolvida neste incidente foi uma McDonnell Douglas 530 FF. O departamento agora tem cinco helicópteros operacionais na frota. A investigação deste incidente permanece em andamento. Como a responsabilidade principal desta investigação cabe à Administração Federal de Aviação, nós não liberaremos mais informações ou daremos entrevistas neste momento. 

Segue o relatório inicial do NTSB sobre este incidente.

Identificação do NTSB:WPR15TA071

14 CFR Parte 91: Aviação Geral

O acidente ocorreu na quarta-feira do dia 31 de dezembro de 2014 em Las Vegas, Nevada.

Aeronave: HELICÓPTERO MD INC 369FF, registro: N530KK

Ferimentos: 2 Leves.

“Essas informações são preliminares, estão sujeitas a mudanças e podem conter erros. Quaisquer erros presentes neste relatório serão corrigidos quando o relatório final estiver completo. Os investigadores do NTSB podem não ter viajado em apoio a esta investigação e utilizaram os dados obtidos de diversas fontes para preparar este relatório público do acidente com a aeronave.

No dia 31 de dezembro de 2014, por volta das 13h30, na Hora padrão do Pacífico, um helicóptero MD Inc. 369FF, N530KK, ficou significativamente danificado durante uma autorotação de emergência após uma perda súbita de potência do motor em Las Vegas, Nevada. Os dois pilotos comerciais a bordo ficaram levemente feridos. O helicóptero estava registrado e era operado pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas para voos de uso público. As condições meteorológicas visuais mantiveram-se e nenhum plano de voo foi arquivado. O voo local originou-se do Aeroporto da Norte Las Vegas, Las Vegas, às 13h22.

O piloto informou que orbitava quando notou uma redução da potência do motor e das rotações por minuto (rpm) do rotor. Ele depois conseguiu estabilizar, momentaneamente, o motor e as rpm do rotor em 97%. O piloto, então, tentou aumentar a potência do motor e as rpm do rotor enquanto virava para o oeste, em direção ao Aeroporto da Norte Las Vegas. Durante a manobra, o motor e as rpm do rotor logo se degradaram. O piloto entrou em autorotação e fez um pouso de emergência. O helicóptero pousou com dificuldade, a cauda foi de encontro ao solo e soltou-se da fuselagem.”

Fonte: Police Helicopter Pilot/ Reportagem: Darryl Kimball