A aeronave ‘Acauã’, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba, vai atuar em operações policiais durante as prévias carnavalescas de João Pessoa e durante o Carnaval, a fim de reforçar a segurança dos foliões.
Leia mais notícias no Portal Araruna Online

O helicóptero modelo Esquilo B2 VEMD vai realizar sobrevoos para identificar possíveis ocorrências criminais nos locais de maiores concentrações de pessoas e auxiliar no deslocamento e distribuição de efetivo.

seds-entrega-de-viatura-bombeiros-e-helicoptero-em-CG-foto-claudio-goes-13

De acordo com o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a aeronave está preparada ainda para atuar em missões de resgate e outras ocorrências. “A aeronave é um reforço a mais da Segurança Pública para reforçar a segurança da sociedade”, ressaltou.

O helicóptero é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (km/h). O equipamento atende até sete e possibilidade carga externa de até uma tonelada. Para resgate podem ser transportados a vítima, um médico e um paramédico.

Grupamento Tático Aéreo (GTA) – Uma equipe intitulada Grupamento Tático Aéreo (GTA), criado pela Medida Provisória 221/2014, é formada por comandante, subcomandante, seção de operação, segurança operacional, instrutor de treinamento, supervisor de manutenção, gestor administrativo e apoio administrativo, e opera o helicóptero em regime de escala, diariamente.

O comandante do Grupamento, coronel João Erivaldo Pontes, explicou que a aeronave realizou este ano manutenção de 600 horas de voo. “Esse tipo de procedimento deve ser feito a cada 100 horas, é obrigatório e exigido pela Anac e pelo fabricante da aeronave. Assim, ela está pronta para atuar em trabalhos de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios”, frisou.

Fonte: Governo da Paraíba.