Finmeccanica – O AW169, helicóptero intermediário leve de nova geração, classe de 4.5 toneladas da AgustaWestland, entrou em produção em larga escala com a primeira aeronave agora na linha de montagem final em sua fábrica em Vergiate na Itália. O evento é um marco importante à frente da certificação EASA, com entregas do primeiro lote para os clientes definido para começar no segundo trimestre de 2015. O AW169 é a primeira aeronave totalmente nova em sua categoria de peso a entrar no mercado em quase 40 anos.

AW169

O AW169 da AgustaWestland iniciou a produção em grande escala na linha de montagem do fabricante em Vergiate, Itália. Foto: AgustaWestland

 

O programa de testes do AW169, utilizando quatro protótipos, até agora acumulou mais de 1.200 horas de voo durante os testes de voo na Itália, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Uma segunda linha de montagem final do AW169 está prevista na planta da AgustaWestland na Filadélfia nos EUA, enquanto a planta Yeovil da AgustaWestland no Reino Unido já está desempenhando um papel fundamental na produção das pás de rotor e do sistema de transmissão do rotor de cauda. Em paralelo com o início da produção em grande escala, os sistemas de treinamento do AW169 estão sendo estabelecidos na Academia de Treinamento da AgustaWestland em Sesto Calende na Itália, incluindo um simulador de voo completo nível D e um treinador de manutenção.

Um helicóptero bimotor versátil de nova geração da categoria intermediária leve, o AW169 foi concebido em resposta à crescente demanda do mercado por uma aeronave que ofereça alto desempenho, preencha todos os mais recentes padrões de segurança e tenha capacidades multi-função. O AW169 está sendo certificado de acordo com últimas alterações do EASA CS-29/FAR Part 29. O modelo incorpora vários novos recursos de tecnologia no sistema dos rotores, motores, aviônicos, transmissão, geração de energia elétrica e sistemas de distribuição, e é o primeiro helicóptero totalmente novo de sua categoria em quase 40 anos. O AW169 pode acomodar confortavelmente até dez passageiros em sua cabine grande, desobstruída, equipada com uma gama de equipamentos e sistemas de entretenimento personalizados. O conjunto motor possui um modo auxiliar de unidade de potência (APU) para assegurar o funcionamento contínuo do sistema de controle ambiental, rádios e equipamentos médicos quando os rotores estão parados. O conjunto de aviônicos do AW169 introduz a tecnologia estado-da-arte, incluindo um cockpit compatível com óculos de visão noturna (NVG) totalmente digital com tecnologia de tela sensível ao toque.

O AW169 é projetado com inerente facilidade de manutenção, para utilização confiável nas condições mais exigentes com longo período entre as revisões (TBO) e pouquíssimas peças de vida limitada. O tempo entre as inspeções sucessivas foi otimizado para maximizar a disponibilidade da aeronave e reduzir a manutenção horas-homem por hora de voo, adotando a abordagem MSG-3 para o processo de manutenção. Programas de manutenção podem ser adaptados para atender às necessidades específicas dos operadores.

O helicóptero AW169 é parte da família da AgustaWestland de helicópteros de nova geração, que também inclui o AW139 e o AW189. Todos esses helicópteros possuem as mesmas características de alto desempenho de voo e recursos de segurança, enquanto partilham do mesmo conceito de cockpit comum e filosofia de design. Esta abordagem facilita a sinergia para os operadores destes modelos em áreas como a formação, operações de voo, manutenção e suporte. Mais de 120 helicópteros AW169 foram encomendados por clientes em todo o mundo até agora, incluindo contratos e opções, para uma ampla gama de aplicações, incluindo transporte de executivos, ambulância aérea, parapúblico, transporte off-shore e funções utilitárias.

Fonte: AgustaWestland