CENIPA: Psicologia da Aviação é discutida com universitários
31 de dezembro de 2014 1min de leitura
31 de dezembro de 2014 1min de leitura
Disseminar a Psicologia da Aviação como campo emergente de atuação do psicólogo foi o objetivo do I Fórum Amazônico de Psicologia da Aviação voltado para alunos de graduação e profissionais da área. O evento aconteceu no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, dia 18 de novembro de 2014.
O fórum, realizado pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), com o apoio da Unama, reuniu cerca de 100 pessoas, dentre as quais graduandos em Psicologia, profissionais da área e militares das Forças Armadas e Auxiliares.
“Não é possível dissociar a prevenção de acidentes aeronáuticos da atividade da Psicologia da Aviação, visto que todas as ações no processo permeiam o homem. Da mesma forma, não existe investigação de acidentes sem a figura do profissional de psicologia para levantar a influência do fator humano no evento. Portanto, este fórum é um marco tanto para a segurança de voo como para a psicologia.“, destacou o Capitão Aviador Fábio Luís Valentim, Chefe da Seção de Prevenção do SERIPA I.
A Chefe da Assessoria de Fatores Humanos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Tenente-Coronel Psicóloga Laura Suely Cavalcante Marcolino, abriu o evento falando sobre a atividade de psicologia na prevenção de acidentes, apresentando as ferramentas mais modernas para uso na prevenção.
A psicóloga Tatiana Lícia, assessora técnica do CENIPA, mostrou como é feita a investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil, no que tange ao aspecto psicológico, e a psicóloga Conceição Pereira, do SERIPA II, apresentou o trabalho do psicólogo no ambiente de controle do tráfego aéreo.
Em uma segunda etapa do evento, a psicóloga Conceição Pereira retomou palavra para falar sobre Gerenciamento de Crise, revelando as contribuições da Psicologia para o manejo das emergências e desastres. Na ocasião, a professora apontou que as situações de desastres estão relacionadas aos Fatores Humanos, sendo este o objeto de estudo da Psicologia da Aviação.
Fonte: CENIPA
Enviar comentário