Duas ocorrências simultâneas mobilizaram em 22/10/14 as aeronaves (helicópteros) do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A primeira, a Ciops foi informada de um assalto a banco na cidade de São Luís do Curu (distante cerca de 79 quilômetros de Fortaleza). Já um incêndio florestal de grandes proporções aconteceu na mata entre as localidades de Trapiá e Penedo, no Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, e os moradores temem que o fogo chegue às dependências do Centro de Treinamento do Exército Brasileiro, onde há armamento e munições armazenados.

Helicóptero-Ciopaer-1024x506

Era por volta de 14h15 quando chegou à Ciops a informação de que bandidos atacaram uma agência bancária em São Luís do Curu. Segundo as primeiras informações, depois de render os vigilantes, funcionários e clientes da agência, os ladrões, fortemente armados, teriam fugido com o dinheiro (valor ainda não divulgado) em direção a Fortaleza, usando para a fuga um veículo Polo prata. A área foi cercada e os criminosos teriam sido vistos já na localidade de Croatá, na BR-222. Um helicóptero da Ciopaer foi enviado ao local para dar apoio às patrulhas terrestres na caça aos assaltantes.

Segundo informações do Comando do Policiamento do Interior Norte (CPI Norte), o assalto foi praticado por quatro bandidos já identificados, pois foram reconhecidos por moradores. Eles são conhecidos pelos apelidos de “Pirão”, “Bicudo”, “Vaqueiro”, além de João Paulo. “Pirão” e João Paulo seriam irmãos e já envolvidos em crimes. Outra informação da PM revela que, depois de sair da cidade no Polo prata, de placas HXF-3093, os ladrões abandonaram o automóvel a cerca de quatro quilômetros de São Luís do Curu e embarcaram em uma caminhoneta Frontier branca e seguiram pela BR-222, passando pelo posto da Polícia Rodoviária Federal em Croatá, seguindo em direção à Capital. Patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam) foram mobilizadas no cerco policial.

Muito fogo

A segunda ocorrência, a Ciops acionou a Ciopaer para o deslocamento de uma aeronave equipada com ferramentas de combate a incêndio. O fogo toma conta de uma grande área de vegetação entre as localidades de Penedo e Trapiá, em Maranguape.

Os moradores, assustados, informaram que as labaredas avançaram em direção ao Centro de Treinamento do Exército Brasileiro, o que poderia gerar graves consequência caso as chamas chegassem ao paiol onde estavam estocadas armas e muita munição. Uma aeronave foi a caminho do local para lançar água. Unidades do Corpo de Bombeiros do Quartel de Maracanaú também foram mobilizadas para debelar o sinistro.

Fonte: blog do Fernando Ribeiro