Polícia Militar de Goiás inicia III COA (Curso de Operações Aéreas)
17 de outubro de 2014 3min de leitura
17 de outubro de 2014 3min de leitura
Ser um Falcão. Este é o objetivo a ser alcançado pelos 31 alunos que iniciaram na manhã desta segunda-feira (13), o III COA (Curso de Operações Aéreas). Os aspirantes a vestirem o macacão verde e fazerem parte do Graer (Grupo de Radio Patrulha Aérea) estão bastante diversificados, sendo 24 policiais militares de Goiás, cinco das polícias militares dos estados de Rondônia, Paraíba, Tocantins, Brasília e dois integrantes do Bombeiro Militar e Polícia Civil de Goiás.
O comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, compareceu ao evento e ressaltou que a Polícia Militar de Goiás tem sido referência quando se fala em curso de polícia especializada, por isso, foi uma de suas prioridades investir nestas unidades.
“ Quando assumimos o comando geral da PM encontramos uma situação caótica em nossas unidades especializadas. Os integrantes dessas unidades já estavam antigos e não havia sangue novo. A cavalaria, por exemplo, estava quase acabando e a Rotam, entrava com apenas duas viaturas de serviço. Isso mudou, pois autorizamos, por meio de uma portaria, que os policiais militares recém formados poderão fazer o curso das especializadas, além de reaparelhar essas unidades com viaturas e armamentos”, pontuou o coronel Sílvio.
Ao comentar das ações que tem feito em mais de um ano e meio no comando da Polícia Militar, coronel Sílvio ressaltou as promoções por ato de bravura. “Somente neste tempo que estou a frente do comando da PM foram promovidos mais de 350 policiais militares por ato de bravura
O comando do Graer aproveitou a oportunidade para agradecer ao 1º sargento Jenésio Jose Mendonça pelos 30 anos de serviços prestados a Polícia Militar do Estado de Goiás, que passa para a reserva remunerada com a certeza de missão cumprida. O sargento possui 18 cursos operacionais, entre eles o COE (Curso de Operações Especiais), o Curso de Tripulante Operacional e o Curso de Salvamento em altura e terrestre.
Palestra
O policial federal Eduardo Maia Betini, atualmente lotado na Coordenação de Aviação Operacional, foi o palestrante escolhido para a abertura do III COA. Com um currículo invejável, Eduardo Maia falou com propriedade sobre fazer um curso de polícia especializada, o papel e o perfil de um policial que se propõe a fazer parte de uma unidade diferenciada e explicou ao público diversos conceitos de polícia moderna.
O ex-professor de Biologia deixou as salas de aula para seguir uma profissão que o desafiasse. “ Um dia escutei que deveria fazer aquilo que me fizesse arrepiar, foi a partir deste momento que descobri que ser profissão não era mais pra mim, mas sim ser policial. Comecei a me dedicar para realizar este sonho e hoje estou aqui, ministrando esta palestra”, disse Eduardo Maia.
Em sua explanação, Eduardo Maia não se limitou a falar sobre o seu vasto currículo e a experiência de sobra sobre patrulhamento aéreo. O palestrante chamou a atenção dos alunos do Curso de Operações Aéreas para a importância do treinamento e do conhecimento que irão realizar e adquirir.
“ A formação do policial precisa se basear no que chamamos Triângulo da Competência, nada mais do que três parâmetros básicos: conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento adquirimos com o estudo, a teoria que nos é ensinada. A habilidade, conseguimos com a prática, as repetições, mas a atitude, esta é diferenciada. Só conseguimos a atitude quando somos forjados, quando ocorre a despersonalização. Isso ocorre quando criamos um senso de responsabilidade coletiva e nós deixamos de ser nós mesmos para sermos uma equipe, não apenas um grupo”, explicou Maia.
Sempre dando exemplos e indagando aos alunos, Eduardo Maia enfatizou que fazer parte de uma unidade especializada é algo voluntário e que exige muito do policial, pois se ele precisa entender que não basta apenas ser alguém muito bem preparado se não colocar em prática o que aprendeu. O sentimento de grupo, a necessidade de perder o egocentrismo e entender que existe um bem maior a ser alcançados são lições importantes que os alunos irão aprender ao fazer o COA.
Texto: Sd Gabriella Martins
Fotos: Sd Luiza
Enviar comentário