Pará – Na tarde desta quinta-feira (25), os secretário de Gestão, Adnan Demachki, de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, e de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, David Leal, além do delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, estiveram em Redenção, no sudeste do Pará, para vistoriar as obras de construção do Batalhão da Polícia Militar e de pavimentação das Avenidas Brasil e Araguaia, pelo projeto “Asfalto na Cidade”, e a obra de construção de escola de ensino médio de Redenção.

Os secretários também entregaram o helicóptero Guardião 5, que fará parte do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), responsável por atender toda a região sul do Pará. A equipe também entregou 15 tanques de resfriamentos de leite, que beneficiarão mil famílias da região.

Resize1

A partir desta quinta-feira (25), o sul do Pará também conta com um helicóptero que integrará a frota do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). A aeronave, modelo 350 B2 Esquilo, foi entregue pelo governo do Estado ao município de Redenção, onde foi instalada uma nova base do Graesp para reforçar a segurança na região sudeste do Pará.

“Colocamos este grupamento que antes, em 2011, haviam apenas duas aeronaves. Uma para a Secretaria de Saúde e outra para o Estado inteiro. Hoje temos esse núcleo em Altamira, Redenção, Santarém, Marabá e Belém que atende à região nordeste e temos dado uma resposta de imediata não só na segurança, mas também no resgate. Até hoje já resgatamos mais de três mil vidas. Pessoas simples e humildes, que precisaram dessas aeronaves e se não fosse por este atendimento, talvez não tivessem sobrevivido. O mesmo cuidado que temos na região metropolitana, nós também temos em todas as regiões do grupamento”, explicou o secretário de segurança pública, Luiz Fernandes.

Adnan Demacki destacou também como o trabalho do Graesp será importante para o atendimento no Hospital Regional de Redenção. “O helicóptero que está sendo entregue hoje também será importante para o pronto atendimento trabalhando em parceria com o Hospital Regional de Redenção. Este hospital já foi responsável por 27 transplantes de rim, 400 cirurgias de média e alta complexidade, 300 internamentos, quatro mil consultas e exames. Sem dúvidas o trabalho desta aeronave em conjunto como atendimento do Hospital Regional trará ainda mais benefícios para a região”, exemplificou o secretário.

Resize2

Em um Estado com as distâncias e as dimensões do Pará, os meios aéreos proporcionam uma grande mobilidade ao Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, facilitando e viabilizando a realização de operações policiais e de defesa civil, em todo o território paraense, com o deslocamento rápido de tropas das forças de segurança para qualquer região paraense. Por este motivo, a aviação de segurança do Pará começou a ser planejada e desenvolvida na primeira gestão do governador Simão Jatene. Em 2011, o governador determinou o restabelecimento e a descentralização das atividades do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, com bases fixas distribuídas nas várias regiões paraenses. O Graesp, hoje, atende a mais de 70% do território paraense, com bases fixas em Belém, Santarém, Marabá, Altamira e, agora, em Redenção.

Os helicópteros contam com vários equipamentos e acessórios para a execução de operações aéreas: câmera e imageador térmico, para transmissão de imagens, farol de busca, piso com blindagem, ar condicionado, corta cabos, guincho de carga, gancho de carga, painel alongado com Movie Terrain (GPS com mapa), radar meteorológico, bamby bucket (bolsa de combate a incêndio) e coletes de salvamento infláveis.

“Durante o trabalho da reestruturação da segurança pública do Estado, trabalhamos com as unidades integradas da prevenção, mas também investindo em equipamentos para que a polícia possa fazer o seu trabalho de repressão. Nisso nós adquirimos veículos, embarcações e aeronaves. O exemplo disso está aqui em Redenção em que criamos o núcleo do Grupamento Aéreo de Segurança Pública para atender todo o sul do Pará. Atender não só na questão da segurança pública, mas atender também no combate às quadrilhas que cometem crimes como o roubo à banco e nós temos conseguido com um trabalho integrado dar essa resposta, pois todos que cometeram estes crimes estão presos”, disse Luiz Fernandes.

A construção do Batalhão da Polícia Militar também fará parte de um planejamento muito maior para a segurança pública na região. “Estamos com o quartel novo em obras e acreditamos que em um mês vamos inaugurá-lo, mas vamos além disso pois aqui em Redenção nós construiremos uma grande Unidade Integrada Propaz e também, nesta Unidade, nós construiremos o Comando de Policiamento Regional integrado com a Superintendência Regional, ou seja, trabalhando todos juntos”, declara o secretário Luiz Fernandes.

O secretário de segurança também detalha o trabalho realizado durante todo o período do atual governo e fala sobre um novo concurso público. “São três anos e nove meses em que não paramos um só dia, sempre pensando no Estado como um todo. Aqui nesta área do sul do Pará nós já construímos em vários municípios as unidades integradas do ProPaz ou estamos construindo para ser entregue. Há um ano atrás, nós estivemos aqui em Redenção para entregar novas viaturas para todos os municípios da região, também neste ano, após a realização do mais recente concurso público para as polícias civil e militar, adicionamos dois mil homens à Polícia Militar e mais 650 para à Polícia Civil e hoje contamos com delegados em todos os municípios do Estado do Pará. Recentemente o governador do Estado autorizou um concurso para mais dois mil policiais militares, mais 650 policiais civis, mil agentes prisionais e mais 300 homens do Corpo de Bombeiros”, declara.

Fonte: Diego Andrade, Secretaria de Estado de Comunicação.