Secretário garante início de atividades de Grupo Tático Aéreo e sinaliza compra de mais um helicóptero
23 de setembro de 2014 2min de leitura
23 de setembro de 2014 2min de leitura
Secretário de Segurança do Estado da Paraíba
O secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, deu o ponta pé iniciou nesta sexta-feira (19) do Grupo Tático Aéreo ao apresentar o helicóptero “Acauã”. “O esquio é uma das aeronaves mais utilizadas no mundo em operações policiais, salvamento e resgate. O governo do estado sempre teve essa preocupação pode melhor equipar as policias”, pontuou Lima.
Lima lembrou ainda que essa é uma da primeiras máquinas que chegam para formar o Grupo Tático Aéreo e deve ajudar à Polícia a fazer com que a Segurança Pública tenha uma atuação mais eficiente nas operações.
“O helicóptero também será utilizado para salvar vidas. O Corpo de Bombeiros vai utilizar no caso de acidente de BR e outras situações que necessita de maior urgência. O helicóptero será utilizado nessa multimissão”.
Compra de mais um helicóptero – Questionado sobre a possibilidade de compra de mais um helicóptero, o secretário afirmou que o Estado estuda adquirir mais um ou dois helicópteros.
“Esse helicóptero foi adquirido pelo Governo do Estado com recursos próprios. O Governo Federal, a partir do momento que quiser conveniar conosco, nós sempre buscamos isso, e vamos continuar buscando com o Governo Federal mais uma máquina, mas se não houver essa parceria, o Estado se prepara para adquirir mais uma ou duas máquinas no próximo ano”, finalizou.
Comandate da Polícia Militar da Paraíba
O comandate da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, comemorou a chegada do helicóptero para a Secretaria de Segurança do Estado e destacou que o projeto pretende se estender ainda para Campina Grande e o Sertão.
Em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, o comandante explicou que o equipamento adquirido será utilizado em multimissões. “Estabelece uma relação com o cidadão, é uma ferramenta para o povo da Paraíba”, conta.
Chaves destacou que acredita que o governo vai buscar esforços para que no próximo ano vem estabelecer a unidade dois do Acauã e depois a unidade três para chegar até o Sertão. “As três regionais tenham suporte de equipamento para o policiamento aéreo”, conta.
O coronel afirmou ainda que este é um ‘momento histórico’ para as polícias da Paraíba já que essa ferramenta vai suplementar as necessidades de visão superior. “De cima, literalmente, para orientar as ações na terra e na água. As polícias terão essa ferramenta tanto para a repressão qualificada, mas para a prevenção e salvamento. Para nós é de grande valia, é um avanço fora de série”, conta.
O helicóptero vai funcionar na leitura de pontos quentes pela inteligência e a visualização. “Vamos trabalhar no ponto de vista da prevenção acionando o grupo tático aéreo que vai ser dirigido por um oficial da Polícia Militar e estabelecerá a articulação permanente com viaturas na terra e água”, explica.
Fotos da aeronave:
Foto: Naira Di Lorenzo
Fonte: Paraíba.com.br
Enviar comentário