Helibras destaca tendência de uso de helicópteros biturbina na segurança pública durante Interseg
11 de setembro de 2014 3min de leitura
11 de setembro de 2014 3min de leitura
Modelos como o EC145 já estão sendo utilizados para serviços de segurança e atendimento médico em diversos estados brasileiros
O mercado de segurança pública vem apresentando uma nova demanda de helicópteros com o passar dos anos. Especialmente para as corporações que já possuem aeronaves, mas querem renovar a frota ou elevar a potência de seus serviços aéreos, tem sido crescente a procura por helicópteros biturbina multimissão para atividades de segurança, polícia e transporte aeromédico no Brasil.
Essa tendência observada pela Helibras fez com que o modelo EC145 ganhasse destaque em diversos estados do país. As vantagens da aeronave e sua alta capacidade serão um dos atrativos da Helibras durante a participação na Interseg 2014 – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, que será realizada entre 9 e 11 de setembro, em Florianópolis (SC).
Por oferecer amplas portas corrediças e entradas traseiras tipo concha, o acesso à cabine é bastante ágil e facilita o transporte de pacientes em macas e de equipamentos médicos ou policiais. Além disso, maior potência do motor, alcance e autonomia de voo oferecem mais segurança e precisão para as operações de risco. “O uso de helicópteros leves de duas turbinas nesse tipo de missão é um caminho sem volta que já havíamos observado em outros países do mundo, e que só tende a crescer no Brasil”, disse François Arnaud, Vice-Presidente Comercial e Marketing da Helibras.
O EC145 da frota de Segurança Pública do Estado da Bahia, por exemplo, passou por customização e inclusão de equipamentos e acessórios na fábrica da Helibras para tornar-se uma aeronave capaz de realizar também atendimentos médicos. Entregue ao estado em 2012, o helicóptero desempenha diversas missões de segurança, com capacidade de voar por instrumentos de dia e de noite e possibilidade de transportar tropas com dois pilotos e nove policiais equipados.
O modelo apresenta alcance de mais de 650 km e dimensões que possibilitam manobrabilidade em espaços restritos, como em determinadas áreas de grandes centros urbanos, estradas e clareiras em mata fechada. A velocidade máxima de 145 knots e os mais modernos sistemas de navegação também são importantes aliados em missões de segurança.
O EC145 é um biturbina utilizado em todos os segmentos do mercado – civil, governamental e offshore – em diversos países. No Brasil, iniciou suas operações policiais na configuração multimissão no estado do Maranhão, em 2011.
“É uma aeronave altamente versátil e atende a muitos requisitos que podem servir, futuramente, até os segmentos mais complexos, como o militar”, comentou Arnaud, referindo-se à versão EC645, utilizada pelo Exército dos EUA.
O modelo já opera em segurança pública e atendimento médico na Bahia, Maranhão e Ceará. Recentemente, em Minas Gerais, o EC 145 configurado exclusivamente para o transporte aeromédico foi adquirido pela Secretaria de Saúde e será operado por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o que possibilitou a utilização do primeiro biturbina dedicado a operações médicas com suporte avançado de vida no estado.
Serviço
Interseg – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública
Data: 9 a 11 de setembro
Local: Centro de Convenções Centro Sul – Florianópolis, SC
Ficha técnica EC145 (T2)
Capacidade
1 piloto + 9 ou 10 passageiros
2 Pilotos + 8 ou 9 Passageiros
1.500 kg de carga no gancho
Pesos
Peso máx. de decolagem: 3.650 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 3.650 Kg
Peso vazio: 1,919 kg
Motorização
2 turbinas TURBOMECA ARRIEL 2E
Potência máx. de decolagem por motor: 894shp
Desempenho (com peso máximo de decolagem)
Velocidade máx. (VNE): 268 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 248 km/h
Razão de subida: 9,3 m/s
Teto de serviço: 18.000 ft
Autonomia com tanque standard: 3 horas 35′
Alcance máximo com tanque standard: 670 km
Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 13.6 m
Comprimento da fuselagem (incl. rotor traseiro): 11.65 m
Altura das Pás do Rotor principal: 3,10 m
Diâmetro do rotor principal: 11,00 m
Fonte: Convergência Comunicação Estratégica.
Enviar comentário