Os três jovens que foram resgatados na segunda-feira (4) após terem se perdido na Serra do Mar, em Cubatão (SP), relataram os momentos de tensão que passaram enquanto estiveram perdidos na região. De acordo com um deles, o grupo passou fome após as mochilas com os suprimentos e outros equipamentos serem perdidas.

resgate

Eles vieram das cidades de Carapicuíba e Osasco, na Grande São Paulo, para explorar uma trilha em Paranapiacaba, no sábado de manhã, porém, não conseguiram seguir até o fim do trajeto. “Nós temos o hábito de acampar, já fizemos algumas trilhas, ficamos sabendo dessa e tentamos arriscar, só que chegou em uma parte do caminho que não dava, não temos equipamento de rapel, não tinha como descer nem voltar”, diz o operador de Logística Giovani Alves Angeli.

Apesar de não apresentarem ferimentos, os jovens dizem que ficaram sem água e comida depois de perderem as mochilas que carregavam durante a trilha. “Passamos fome e sede, muita sede, porque o lugar onde a gente ficou preso não tinha acesso a água. A gente sabia nossa localização, mas não tinha como prosseguir”, explica o autônomo Élton Gomes Júnior.

A operação contou com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, que ajudou no transporte dos jovens de onde estavam até o heliporto de uma empresa próxima. “Eles estavam em um local muito difícil, era um precipício de cerca de 40, 50 metros de altura e a gente empenhou mais de 15 profissionais da PM e dos bombeiros para realizar o resgate”, explica o capitão da Polícia Militar Adriani Souza.

serradomar1

Os jovens agora podem ser multados por terem entrado sem autorização em uma área de preservação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. “A Secretaria do Meio Ambiente tem algumas resoluções que impõem penalidades, infrações administrativas. Não cabe à Polícia Militar impor essa multa, mas o gestor do parque tem competência para tal”, conclui o capitão.

rês jovens foram resgatados de uma mata na Serra do Mar, em Cubatão (SP), na tarde desta segunda-feira (4). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os rapazes, que são da capital paulista, se perderam no sábado (2), quando faziam uma trilha, e foram resgatados sem ferimentos.

Ainda de acordo com os bombeiros, os jovens, muito debilitados, conseguiram entrar em contato com a corporação e foram localizados. Eles se encontravam em um desfiladeiro com cerca de 50 metros de altura. Ao todo, 15 homens participaram da operação de resgate.

Fonte: G1.