Grupamento Aéreo da PM de São Paulo utilizará simulador para treinamento de pilotos policiais
07 de julho de 2014 1min de leitura
07 de julho de 2014 1min de leitura
Em 27 de junho de 2014 o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP, contratou a Empresa CAE do Brasil para aquisição de 525 horas de instrução em seu simulador FTD 7 de AS-50 (Esquilo).
As horas no referido simulador serão destinadas ao treinamento de procedimentos de emergência, de todos os seus pilotos policiais, no referido modelo de aeronave.
Com o apoio do Comando do GRPAe, a Escola de Aviação do GRPAe desenvolveu o projeto para aplicação de simulador de voo no treinamento de pilotos buscando com essa iniciativa agregar mais segurança às Operações Aéreas de Segurança Pública e Defesa Civil, padronizar procedimentos operacionais, aumentar a oportunidade de treinamento de cada piloto da Organização e potencializar sua capacidade de formação de Pilotos Policiais.
Trata-se de um projeto inovador na Aviação de Segurança Pública que também propicia economia, pois, o valor da hora no simulador chega a ser quatro vezes menor que na aeronave real. Vantagens como a preservação da frota de aeronaves, aumento da disponibilidade para a operação, melhor qualificação de pilotos no cenário operacional, sedimentam a confiança da Organização em um bom retorno desse investimento nas pessoas.
A responsabilidade ambiental e sustentabilidade também merecem destaque, possibilitando que a Corporação contribua com a redução da emissão de resíduos poluentes na atmosfera, redução de ruídos e de consumo de fluidos decorrentes da operação com aeronaves.
“Nesse modelo de simulador (FTD 7) é possível criar uma condição quase real para o treinamento de procedimentos de emergência, que em um helicóptero real não seria possível em razão dos riscos. A simulação de voo acelera a experiência, possibilitando uma preparação mais técnica do piloto, permitindo que experimentem uma grande variedade de situações de voo”, afirma o Capitão Baracho, Coordenador do projeto.
Fonte: GRPAe
Enviar comentário