Helicóptero Águia resgata 49 pessoas em Paranapiacaba/SP
04 de maio de 2014 1min de leitura
04 de maio de 2014 1min de leitura
O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar 49 pessoas que se perderam em uma trilha em Paranapiacaba, na noite de domingo (27/04). A operação iniciou na manhã desta segunda-feira (28/04) por volta das 8h e foi concluída às 10h30, aproximadamente. Foram içados pelo helicóptero Águia da PM, 43 estudantes e quatro professores da ETEC Getúlio Vargas, além de duas pessoas que se identificaram como guias. Mais de 20 agentes entre bombeiros e policiais militares atuaram no resgate. Ninguém ficou ferido.
A Prefeitura de Santo André informou no início da noite desta segunda-feira que o grupo de pessoas encontrado pela equipe do COE (Comandos e Operações Especiais) não estava localizado na Vila de Paranapiacaba. “A trilha para a cachoeira da Fumaça, onde o grupo se perdeu, encontra-se a cerca de cinco quilômetros da Vila. A entrada para a mesma fica em um terreno particular na beira da rodovia SP-122, entrando em seguida em área do Parque Estadual da Serra do Mar”, informou a municipalidade em nota.
O grupo chegou em na vila andreense no domingo em dois ônibus locados. Adentraram a mata por volta das 18h com auxílio de guia e, de acordo com o Cobom, às 20h perceberam que estavam perdidos. A trilha que tentavam percorrer é conhecida como Cachoeira da Fumaça e decidiram passar a noite e aguardar o resgate. A visibilidade na manhã desta segunda-feira causou dificuldades ao Águia que, apesar disso, conseguiu finalizar o resgate.
O caminho é até a cascata é fechado e os sites de turismos consideram a dificuldade do passeio de nível moderado. São três horas de caminhada entre ida e volta ao aquiífero – perfazendo cerca de sete quilômetros. Região típica da Mata Atlântica, o piso é parcialmente alagado e em alguns trechos a caminhada é feita no leito de riachos.
O Cobom informou ainda que o período climático escolhidos pelo grupo para percorrer a trilha não são os recomendados para um passeio seguro.
Veja aqui a reportagem completa do G1
Fonte: ABCD Maior
Enviar comentário