Seção de CTM: Uma Ferramenta de Gerenciamento de Aeronaves
06 de maio de 2014 2min de leitura
06 de maio de 2014 2min de leitura
Autor: Cadete BM FÁBIO FRAGA
Orientador: Ten Cel BM EDUPÉRCIO PRATTS
O Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal demonstrar a relevância do aperfeiçoamento e potencialização da Seção de Controle Técnico de Manutenção no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a fim de melhorar o gerenciamento e controle de componentes, inspeções e documentos das aeronaves.
Buscou-se, através da pesquisa, elucidar todas as atribuições de um Centro Técnico de Manutenção, elencando os serviços prestados pela Seção que tem como função primordial o gerenciamento de todos os componentes de manutenção que englobam o ciclo de vida das aeronaves.
Da pesquisa bibliográfica e documental, apresentou-se o referencial teórico, onde estão dispostos e elencados aspectos relevantes e históricos da indústria de manutenção de aeronaves, discorrendo sobre o panorama atual da manutenção da frota brasileira e empresas atuantes no Estado de Santa Catarina. Da mesma forma, foram abordadas as normas e legislações que versam sobre manutenção de aeronaves, referindo-se aos tipos e modos de manutenção e verificando aspectos e requisitos para homologação de uma empresa de manutenção aeronáutica, sendo estudado de modo particular o Controle Técnico de Manutenção.
Além de elucidar sobre as funções realizadas pelo Centro Técnico de Manutenção, promoveu-se um levantamento da forma que é realizado o controle de manutenção na Força Aérea Brasileira e em outras Organizações de Aviação de Segurança Pública. Utilizando-se das informações angariadas na análise de outras Unidades Aéreas e constatando a forma que é realizado o controle técnico da manutenção no BOA/CBMSC, buscou-se esboçar um modelo de CTM, a ser desenvolvido, que melhor se adeque aos Arcanjos.
Nesse sentido, é notável que a gerência dos processos que envolvem o controle de manutenção deve ser feita pelo Centro Técnico de Manutenção, necessitando que se invista em qualificação pessoal, em novas tecnologias e na fiscalização de contratos de manutenção, a fim de tornar os processos de administração e planejamento mais eficientes.
Conclui-se que o Controle Técnico de Manutenção é uma ferramenta fundamental para o desempenho das ações de manutenção, refletindo diretamente nos serviços prestados, na disponibilidade das aeronaves, na economicidade, e na segurança de voo e das operações.
ARCANJOS Estatística Geral – 20 Jan 2010 a 14 Abr 2014
Enviar comentário