SAMU atende emergência em Guaíra/PR de helicóptero
02 de fevereiro de 2014 1min de leitura
Uma jovem de 24 anos deu entrada na Unidade Central de Saúde por volta das 09h30 de domingo (26/01/2014). Enquanto era atendida pela equipe médica de plantão, e devido o estado delicado, contatos foram feitos no sentido de encaminhar a mulher para Toledo, Cascavel ou Umuarama – cidades que dispõem de toda estrutura para esse tratamento.
Apesar de algumas ambulâncias do Samu terem todos os equipamentos necessários, o Samu de Guaíra conta, por enquanto, apenas com uma Viatura de Suporte Básico de Vida (USB), o que impossibilita realizar transportes de alta complexidade como este. Sendo assim, a central em Cascavel achou melhor enviar o socorro aéreo – que estava disponível no momento do chamado.
Local de pouso escolhido, a paciente Patricia C. Scherer, estável, começava os preparativos para o transporte. Quando o relógio apontou 11h, o helicóptero sobrevoou o céu guairense, aterrissando no Centro Náutico Marinas, onde a paciente embarcou com destino ao Hospital Salete na cidade de Cascavel – referência para pacientes cardíacos. Além da paciente, a aeronave comporta um médico, um enfermeiro e o piloto. Infelizmente a jovem não resistiu ao AVC e acabou falecendo na madrugada desta segunda.
SAMU
O helicóptero do Samu foi preparado para atender um raio de 250 quilômetros em operações diurnas. Ele abrange as regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão, Cianorte, Pato Branco e Francisco Beltrão – um total de 171 cidades.
O Samu começou a operar em Guaíra no mês de outubro do ano passado e já realizou centenas de atendimentos de lá pra cá. A equipe, composta por 7 médicos, 10 enfermeiros e 10 motoristas socorristas está operando num prédio provisório ao lado da Unidade Central de Saúde.
A nova sede será construída no Fundo de Vale e terá heliponto. “Desde o começo insisti que seria necessário um heliponto, pois de antemão sabia que um helicóptero seria destinado para a região. Acho que minha estratégia estava correta”, comentou o prefeito Fabian Vendruscolo.
Fonte: Guaíra
Enviar comentário