No dia 20 de Janeiro de 2014, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (Btl RpAer) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebeu 7 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que se encontram em formação para se tornarem pilotos de helicópteros daquela Instituição.

O Btl RpAer em seus 27 anos já auxiliou na formação de pilotos de 17 estados da Federação e encontra-se agora prestando apoio para o CBMMG. O treinamento terá 3 fases distintas.

A primeira fase, com 8 horas aula, é voltada a conhecer a atividade da unidade e de Comandante de Operações Aéreas (COA) e 2º piloto, bem como o padrão de operação e preenchimento de documentos relativos ao voo e ao sistema de gestão operacional Pégasus.

A segunda fase, com 24 horas aula, que consistirá de um estágio embarcado como observador acompanhando a atuação de um COA da Polícia Militar.

A terceira fase será realizada com a atuação dos oficiais como COA, cumprindo o portifólio de serviços da PMMG.

O Maj PM Frederico Geraldo Ferreira, comandante do Núcleo de Formação Aeronáutica, destaca que o processo de ensino aprendizagem oferece benefícios aos alunos e aos instrutores que tem a oportunidade de aprofundar e renovar seus conhecimentos diante da necessidade de transmiti-lo. O Btl RpAer se sedimenta como referência de escola de aviação.

O Ten Cel Ledwan Salgado Cotta, comandante do Btl RpAer, ressalta a importância da interoperatividade, “operação entre instituições no teatro operacional, utilizando-se a mesma linguagem”, e que receber um ente do Estado que opera diretamente na Defesa Social para podermos dividir nossas experiências, agregará valor a ambas as Instituições, produzindo os resultados sociais desejados pelos 20 milhões de habitantes de Minas Gerais.”

Ten Cel Ledwan Salgado Cotta, cmt do Btl RpAer, à direita, acompanhado dos 7 militares do CBMMG que irão participar do programa de treinamento.

Fonte: Btl RpAer PMMG