Sexta-feira 13, Dia de sorte ! Mais duas vítimas salvas pelo GRAER/BA
16 de setembro de 2013 2min de leitura
16 de setembro de 2013 2min de leitura
“A superstição acerca da sexta-feira 13 é na verdade uma combinação de dois medos separados: o medo do número 13, chamado triskaidekafobia, e o medo de sextas-feiras. A fonte mais familiar de ambas as fobias é a teologia cristã. O treze é significativo para os cristãos porque é o número de pessoas que estavam presentes na última ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o décimo terceiro a chegar.”
Muitos acreditam que a “sexta-feira” 13 é um dia amaldiçoado, um dia de azar! Com certeza, para as vítimas salvas e seus familiares, hoje é um dia de sorte, de muita sorte!
Nesta sexta-feira 13/09/2013, o Grupamento Aéreo em um voo realizou duas missões de Salvamento em Ambiente Líquido, uma na praia de Jauá (Litoral Norte), orla marítima de Camaçari – BA e outra na praia do Buracão, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Na primeira missão, a vítima pertence ao efetivo da PMBA, trata-se do Sd PM WILSON CONCEIÇÃO REIS, ora servindo no Tribunal de Justiça da Bahia. O PM em questão, estava remando num caiaque após as formações rochosas e a arrebentação, com vento forte e mar revolto, o companheiro perdeu o controle e caiu do caiaque. Ficando numa situação de extremo risco pela proximidade dos rochedos e pela exaustão física.
Acionado por populares, o Guardião 01 (PR-DPM) decolou às 15:40 horas, com a tripulação composta pelo Cmte Maj PM César Ricardo, Oficial de Operações Cap PM Taranto e os Tripulantes Operacionais Sub Ten PM Ivan (Fiel) e Sgt PM Mamédio (Homem SAR), visualizada a ocorrência, o Homem SAR foi lançado ao mar e estabilizou a vítima para a extração do meio líquido, através da técnica do “Sling”. Foram içados e conduzidos até a faixa de areia, onde recebeu os primeiros socorros por uma equipe de socorristas voluntários, que depois o conduziu, via terrestre, até o Hospital Geral de Camaçari. O PM passa bem.
No deslocamento de retorno a base, a CENTEL (Central de Telecomunicações) acionou o Guardião 01 para um novo Salvamento Aquático, isto por volta das 16:05 horas. A segunda missão teve como destino a praia do Buracão, em Salvador.
Na verificação do cenário, notou-se 03 (três) pessoas realizando o salvamento com muita dificuldade, em decorrência das condições de mar revolto. Mais uma vez, o Homem SAR (Sgt PM Mamédio) foi ao mar e preparou a vítima para o içamento com o “Sling”. Concluída a extração e condução até a beira da praia, Policiais Militares de serviço no local (da 12ª CIPM/Rio Vermelho), recepcionaram a vítima e o Tripulante Operacional, bem como prestaram os primeiros socorros.
Ato contínuo, transportaram-na até o Hospital Geral do Estado (HGE).
A segunda vítima desta sexta-feira 13, foi o Sr Emílio Neves Sena, nascido em 11/09/1984, e foi conduzido até o HGE, por terra.
Então, sugerimos que busquem sempre olhar o lado bom das coisas!
Fonte: GRAer/BA
Enviar comentário