Bahia – As ferramentas tecnológicas chegaram, definitivamente, para ficar na vida cotidiana da Aviação de Estado. De forma destacada, nota-se um maior investimento das unidades aéreas em capacitação e padronização de seus times. Em tempos de estudo e sistematização do conhecimento sobre acidentes organizacionais, a administração pública não poderia investir em ações diferentes daquelas que, efetivamente, elevam os níveis de segurança das operações aéreas e, assim, ajudam a garantir a continuidade da prestação do serviço público.

GRAER PMBA - Treinamento AEC-USA

Além disso, está quase pacificada a recepção de aeronaves bimotoras nos alguns cenários típicos das atividades patrocinadas pelo Estado, ante uma relação mais amigável e equilibrada de seus benefícios em detrimento dos investimentos atrelados. Ainda assim, há o objetivo claro de mitigar muitos dos riscos potenciais que habitam as cercanias desse tipo de operação, utilizando-se, cada vez, da tecnologia existente e disponível, da capacitação e do entrosamento das tripulações e, por último, de ações padronizadas e coordenadas de seus times.

Na esteira deste aprimoramento constante o GRAER da PMBA participou com seus pilotos – TEN CEL PM LÁZARO MONTEIRO, MAJ PM CESAR RICARDO, CAP PM HERLON CONCEIÇÃO e CAP PM ROGÉRIO ARAGÃO – do treinamento em simulador sintético de voo para a aeronave bimotora EC 145, atividade realizada no Training Center da AMERICAN EUROCOPTER na condado de Grand Praire, Texas, Estados Unidos, no período da primeira quinzena do mês de agosto último.

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Segundo o TC PM LÁZARO, Comandante do GRAER, o treinamento foi muito produtivo, desenvolvido em simulador do tipo Flight Training Device (FTD) e envolveu voo regular altamente realístico no tipo EC 145 e suas diversas emergências. “Esse treinamento faz parte do pacote de instrução cuidadosamente preparado para dotar nossos profissionais dos conhecimentos necessários a boa operação do nosso PR-KPM, helicóptero EC 145 adquirido pelo Estado da Bahia, já entregue e em plena operação”, afirmou o Oficial.

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Além das situações de emergência, foi promovido também o treinamento simulado em situações e cenários típicos da Aviação de Estado, da entrada inadvertida em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) e seus procedimentos. Essas ações aumentam a verossimilhança da proposta e reduzem a distância entre o treinamento simulado sintético obtido e aquele real desejado.

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TREINAMENTO PBN

Já na no dia 19 de agosto todos os Oficias Pilotos do GRAER participaram da instrução sobre Navegação Baseada em Performance – PBN, treinamento necessário para operação de maquinas com recursos RNAV. A instrução foi conduzida pelo Instrutor Credenciado Adriano da Silva da AEROGRIPS e fora feita nas próprias instalações do auditório do GRAER da PMBA. Essa atividade também faz parte do pacote de instrução da compra do EC 145.

Introdução à PBN, CNS/ATM e seus conceitos básicos, Recursos RNAV e RNP, fraseologia, espaços aéreos, exigências de qualificação a tripulação e diferentes tipos de equipamentos de radio comunicação para navegação por performance instalado nas maquinas, procedimentos de contingencia, Normas, regulamentos e procedimentos Operacionais, o crescimento da navegação PBN hoje no mundo, enfim uma série informações importantes e necessárias para a operação técnica, eficiente e segura das maquinas sob esse viés.

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Por tudo isso, assume-se uma nova realidade da Aviação de Estado e seus subsistemas complexos. Nesse novo cenário, são esperadas respostas mais adequadas, obtidas por meio da apropriação do conhecimento e do emprego da tecnologia. Nesse empreendimento, a administração pública procura agir com responsabilidade e equilíbrio, ao equalizar as suas disponibilidades de investimento com a necessidade de atendimento da sociedade, sem perder de vista a segurança das suas ações.

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Fonte e fotos: Divulgação GRAER/PMBA