A Chapada Diamantina na Bahia é sem dúvida um dos lugares mais bonitos do planeta, atraindo assim baianos, turistas nacionais e estrangeiros em todas as estações do ano, que se encantam com suas belezas naturais, onde a natureza não poupou generosidade em sua fauna e flora, que enchem os olhos e o coração daqueles que a visitam.

turistafrances

Muitas vezes, o encantamento pode oferecer perigo para os que não conhecem bem as suas trilhas e os segredos que a vegetação guarda tentando preservar sua integridade, que não raro sofre interferências humanas.

Desta vez, não foram às chamas dos incêndios que levaram para Lençóis uma equipe de Guardiões, foi um dos nossos ilustres visitantes SEBASTIAN BUCHE, 36 anos, oriundo de Paris, França.

turistafrances1

O francês, quando realizava a trilha da Cachoeira da Fumaça, no dia 24/08, caiu em local de difícil acesso (nas proximidades da cachoeira do Palmital), e as condições meteorológicas não eram favoráveis, dificultando assim o seu resgate, inclusive com registro que o mesmo se encontrava num buraco com 12 metros de profundidade, o que até mesmo com helicóptero existiria dificuldade de acesso. A ocorrência já contava com a coordenação do Ten Cel BM Miguel Filho, Comandante do Corpo de Bombeiros local e do Maj PM Lopes, Comandante da CIPPA (Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental) e aplicação de suas competentes equipes.

Com o tempo contribuindo em pleno Dia do Soldado (25/08), a equipe formada pelo Maj PM César Ricardo, Cap PM Augusto, Sub Ten PM Ivan e Sgt PM Jurandy decolou da Base Guardião em Salvador, para realizar a operação SAR, do turista estrangeiro que foi vitimado com lesões graves em área de acesso restrito, levando também, o Cap BM Volta e o CB BM Jorge para apoiar na missão.

No local, visualizou-se que era possível acessá-los com a técnica do rapel, o que foi realizado pelo Sub Ten PM Ivan, descendo com a maca envelope e o “ked”, também foram disponibilizados os materiais necessários para o salvamento (prancha rígida e mochila de resgate), porém não havia condições de pouso total. Após, estabilizada a vítima, o seu içamento era questão de tempo.

Lançando mão da técnica do “McGuire”, foi feita a extração da vítima e do Tripulante Operacional até a ZPH, onde os Bombeiros os recepcionaram, porém, ainda faltava a amiga da vítima (Camille Burgat, 25 anos, de Paris) que ficara no local.

Retornando, com a utilização do “SLING” a mesma foi também resgatada e não apresentava lesões. Já no aeroporto de Lençóis, o Sr Sebastian Buche foi atendido pelo médico Dr. Ben Hur Caetano P. dos Anjos Leite, ortopedista e traumatologista, que realizou uma avaliação do quadro geral e fez um relatório, constatando que o mesmo se encontrava com fratura de três costelas do lado direito, fratura de clavícula, TCE leve, lesão na cabeça e na bacia, confuso e sem memória recente (mesmo após o resgate, acreditava ainda estar na trilha e querendo um médico). Enquanto isto, o Guardião foi resgatar os Bombeiros e o Tripulante Operacional que estavam na ZPH.

Nesta data especial, a Tripulação do Guardião 05, reafirmou o compromisso com o bem servir, mesmo com o risco da própria vida em prol da vida!

turistafrances3

Fotos: Graer/BA