O Blog Tudo Por São Paulo – 1932, mantido por Ricardo Della Rosa publicou matéria especial sobre o centenário da Aviação Militar Paulista que será comemorada no dia 17 dezembro de 2013. O evento está sendo organizado pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo. Confira!

RICARDO DELLA ROSA

Neste ano a aviação militar paulista completa seu primeiro centenário. Para comemorar este importante marco na história de São Paulo, trago abaixo um pouco desta história e também algumas fotos inéditas da nossa aviação durante a Revolução de 1932, vindas de um álbum muito especial. Mostro também fotos com as diferentes pinturas usadas pelo GRPAe em suas aeronaves, além das insígnias de cada uma das bases do grupamento espalhadas pelo Estado de São Paulo. Tenho certeza que os leitores do blog vão gostar de ver cada uma dessas imagens!

Agradeço ao Ten Cel PM Galdino Viera da Silva Neto – Sub Comandante do GRPAe, Ten Cel PM Edson Luís Gaspar – Comandante Interino do GRPAe, e ao Cel PM Ricardo Gambaroni – Comandante do GRPAe pela costumeira colaboração com o blog Tudo Por São Paulo – 1932!

————————————————-

A aviação paulista tem suas origens no início do Século passado quando o Presidente do Estado de São Paulo Francisco de Paula Rodrigues Alves, sancionou em 17 de dezembro de 1913 a Lei No 1395-A que criava a Escola de Aviação da Força Pública no Campo do Guapira na Zona Norte de São Paulo, sendo responsáveis pelo curso os aviadores Edú Chaves e Cícero Marques, brevetados na França.

Após o ímpeto inicial, a escola de aviação enfrentava enormes dificuldades técnicas e os aparelhos ficavam no solo por falta de manutenção e equipamentos, agravada ainda mais por conta da 1a Guerra Mundial.

foto00a_zps1efb0429

Enfim em 1920 a escola foi transferida para o Campo de Marte também na Zona Norte e lá com uma infra-estrutura adequada e sob a instrução de Orton William Hoover a aviação militar paulista entrava em uma nova fase.

foto00b_zps0a880db5

Em 1927 a história ganhou uma célebre página com o voo do hidroavião Jahú que marcou a terceira travessia aérea do Atlântico Sul, a primeira da história sem escalas.

A tripulação do Jahú era composta por João Ribeiro de Barros (piloto civil), 1o Tenente Aviador João Negrão (Força Pública de São Paulo), Capitão Newton Braga (piloto observador do Exército) e Vasco Cinquini (piloto-mecânico civil).

JAHU_zps0da98144

Extinta após a Revolução de 1930, quando São Paulo foi sistematicamente desarmada, as asas paulistas voltaram a se abrir em 1932 quando o Governador Pedro de Toledo cria através do Decreto No 5.590 de 15 de Julho de 1932 o GMAP – Grupo Misto de Aviação da Força Pública.

Durante os poucos meses de luta o GMAP efetuou inúmeras missões de reconhecimento e ataque em praticamente todos os setores da luta. Abaixo um álbum de fotos montado pelos aviadores paulistas de 32 e dedicado a Frente Única da Mulher Brasileira datado de 29 de setembro de 1932.

Vejamos algumas imagens interessantes do álbum:

Décadas depois após sua segunda extinção, mais precisamente no ano de 1983, ocorriam na cidade de São Paulo manifestações públicas e protestos com depredações e saques a estabelecimentos comerciais além de um considerável aumento dos índices criminais.

Com dificuldades para controlar a situação e com poucos meios disponíveis, a Polícia Militar contou com helicópteros a fim de ajudar no restabelecimento da ordem pública e na diminuição da criminalidade. Imediatamente o Governo do Estado, reconhecendo a eficiência do uso desse equipamento, resolveu adquirir dois aparelhos, um para a Polícia Militar e outro para a Polícia Civil.

Em 15 de agosto de 1984 foi entregue a primeira aeronave: O “Águia 01”, ou Águia Uno e assim foi criado o Grupamento de Radiopatrulha Aérea. Em 1995, a Unidade passou a denominar-se “Grupamento de Radiopatrulha Aérea – João Negrão”, em homenagem ao oficial da antiga Força Pública membro da tripulação do Jahú.

Atualmente o GRPAe opera em 11 bases espalhadas pelo Estado de São Paulo, com 24 aeronaves de asas rotativas e 4 aeronaves de asas fixas, sendo a maior unidade do gênero na América Latina, no Hemisfério Sul e uma das 15 maiores de todo o mundo. Em 2012 o GRPAe ultrapassou a marca de 25 mil missões realizadas em todo o Estado em todas as áreas de atuação da Polícia Militar.

Insígnias do GRPAe. A águia representa o Comandante do grupamento:

Ao longo dos últimos três anos e meio o Blog Tudo por São Paulo fez algumas matérias relacionadas a aviação militar paulista. Abaixo uma série de links com acesso a cada uma delas:

– Águias Paulistas, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea 
– Aeronaves usadas pela Aviação Paulista em 1932
– Mario Machado Bittencourt – O Herói da Ilha da Moela no Guarujá
– 78 anos da morte de Mario Machado Bittencourt e José Angelo Gomes Ribeiro
– O avião WACO CSO no Museu da TAM
– O hidroavião Jahú no Museu da TAM
– Brevês da aviação militar brasileira
– Mais insígnias da aviação paulista
– Mais brevês da aviação militar brasileira
– Lembranças do vôo do Jahú
– Lembranças do vôo do Jahú – Parte II
– Salvo-conduto de um dos tripulantes do Jahú