No dia 29/12/12, o helicóptero “Bombeiro 05”, AS350 B3, matrícula PP-BRJ, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro acidentou-se no mar da Praia de Copacabana, na altura do Posto 2, na Zona Sul do Rio de Janeiro. (Clique e saiba mais)

A aeronave decolou do heliponto da Lagoa (SDRJ) para realizar voo de resgate e na aproximação para socorrer vítima de afogamento o regime do motor do helicóptero foi reduzido para marcha lenta sem comando do piloto. Com a perda de potência, o piloto foi obrigado a realizar uma auto-rotação a baixa altura com pouso na água e posterior afundamento da aeronave.

Durante os procedimentos de investigação do acidente, os investigadores do CENIPA, após análise laboratorial, verificaram que o motor utilizado nesse helicóptero, ARRIEL 2B1 e FADEC de DOIS CANAIS não são protegidos contra a entrada de gotas de água salgada no circuito de comando da Twist Grip, situado no lado esquerdo da aeronave, logo abaixo do piso do helicóptero, no ponto de instalação do coletivo do copiloto.

Assim, a contaminação da água salgada formada pelo acúmulo das gotículas levantadas pela esteira de turbulência, durante a passagem à baixa altura da aeronave sobre o mar ou lagoa, pode levar ao fechamento do contato nas micro switches, causando fechamento do relé.

A EUROCOPTER informou que se encontra em análise na EASA uma Diretriz de Aeronavegabilidade (AD), a qual determina o isolamento dos pontos de instalação dos fios elétricos das micro switches específicas, como forma de correção do problema, conforme recomendação do SERIPA III.

Esse problema não foi verificado nos outros modelos do AS350, inclusive no AS350B3 equipado com FADEC de um canal, bem como no EC130B4.

DIVOP


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