JACKSON LAUFFER LIMA
Comandante de Helicóptero – DOA/DPRF
Engenheiro Eletricista/UNB
Mestre em Engenharia – ITA

Aplicabilidade de Critérios de Qualidade de Pilotagem para Operações de Resgate e Aeromédicas na Aviação de Segurança Pública Brasileira

Dissertação apresentada pelo Comandante Jackson Lauffer Lima, Piloto Policial de Helicóptero do Departamento de Policia Rodoviária Federal, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Engenharia do Curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no Instituto de Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

A dissertação analisa, entre outros, a crescente necessidade de eficiência e segurança na realização de operações aéreas de segurança pública e verifica a possibilidade de utilização de conceitos de Qualidades de Pilotagem ou Handling Qualities.

A avaliação dessas qualidades com sustentação na segurança operacional está fundamentada em uma estrutura quadripartite, composta dos seguintes integrantes: o ambiente operacional onde ocorre a Missão; a Missão e as tarefas de pilotagem associadas; a Dinâmica do veículo e o envelope operacional de voo; e o piloto e a interface piloto-veículo.

A concretização deste processo no escopo militar dos Estados Unidos da América é a Aeronautical Directive Standard nr 33-ADS-33, que na década de 70 revolucionou a forma como a comunidade aeronáutica pensava qualidades de pilotagem.

Constatando-se a similaridade com o contexto operacional da aviação de segurança pública, o trabalho propõe o emprego da metodologia da ADS-33 como fator de incremento da segurança operacional e otimização de especificação de aeronaves na aviação de segurança pública brasileira, em especial quanto às operações de resgate aeromédico.


Clique e leia a monografia completa em PDF

Aplicabilidade de Critérios de Qualidade de Pilotagem para Operações de Resgate e Aeromédicas na Aviação de Segurança Pública Brasileira


Fonte: Aviação PRF