AS350 Ecureuil / AStar / Esquilo – evolução
28 de junho de 2013 2min de leitura
No final da década de 70, a Aerospatiale introduziu no mercado o AS350B como um substituto de seu helicóptero Alouette II. Chamado de Ecureuil (Esquilo), estava equipado com um motor Turbomeca Arriel 1B que desenvolvia 641 shp.
Para o mercado dos EUA, a Aerospatiale lhe deu o nome de AStar e a denominação de AS350C. Ambos os modelos tinham um peso máximo de decolagem de 1950 kg, no entanto, o modelo C utilizava um motor Lycoming LTS 101-600A que desenvolvia 592 cavalos de potência do eixo (shp) para a decolagem.
Seis meses depois, o helicóptero foi atualizado para o modelo D com a instalação de motores Lycoming LTS 101-600A-2, aumentando a sua potência de decolagem para 615 shp.
Em 1987, a Aerospatiale interrompeu a fabricação dos modelos D e atualizou o modelo B para a B1. Esta nova versão tinha um motor mais potente, o Arriel 1D (684 shp), e um peso máximo de decolagem de 2.200 kg.
O sistema de rotor principal foi modernizado por um com pás assimétricas de maior inércia e com a RPM do rotor principal ligeiramente aumentada. Isso resultou em um melhor desempenho e melhores características de autorotação.
A empresa também produziu o modelo BA, que tinha as novas pás maiores, mas mantinha o motor Arriel 1B do modelo B.
Três anos mais tarde, o B1 foi substituído pelo modelo B2, usando um motor mais potente, Arriel 1D1 (712 shp), com peso máximo de decolagem de 2.250 kg e com velocidade de cruzeiro em potência máxima contínua de 133 nós.
Em 1992, a Aerospatiale fundiu-se com a MBB para formar a Eurocopter.
No final da década de 90, a Eurocopter apresentou a versão B3 para altas altitudes. Era alimentado por um motor Arriel 2B equipado com um sistema de canal único DECU (Digital Engine Control Unit) e com um sistema de backup mecânico. Embora o peso máximo de decolagem permanecesse o mesmo, a potência máxima de decolagem aumentou para 747 shp.
Seguiu-se uma variante usando o motor Arriel 2B1, agora com um sistema de canal duplo FADEC (Full Authority Digital Engine Control). Esta versão tem um sistema hidráulico duplo disponível como opcional, que quando combinado com os esquis altos, também opcional, permite um aumento do peso máximo de decolagem para 2.370 kg.
A última versão, o B3e, foi introduzida no final de 2011 e é equipado com um sistema FADEC dual channel equipado e um motor Arriel 2D. A potência máxima de decolagem saltou para 847 shp, aumentando sua velocidade de cruzeiro com potência máxima contínua de até 137 kt e adicionando capacidade extra de carga externa.
Fonte: AOPA Hover Power, por Tim McAdams
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