ITA – Os Mestres da Aviação de Segurança Pública
17 de junho de 2013 2min de leitura
17 de junho de 2013 2min de leitura
No dia 15/06/2013, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em uma formatura única, conferiu diplomas aos formandos nos cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. A solenidade foi realizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, e formaram cinco aviadores da Aviação de Segurança Pública brasileira no curso de mestrado profissional.
Os formandos:
O primeiro título de Mestre foi conferido pelo ITA em 1963 e o primeiro título de Doutor em 1970. No ano passado, o Maj PM Renato da PMBA foi o primeiro policial militar a receber o título de mestre e nesse ano, a Aviação de Segurança Pública recebeu mais cinco mestres formados pelo ITA.
O ITA foi pioneiro na criação da Pós-Graduação em Engenharia no país, em 1961, completando, portanto, neste ano de 2013, 52 anos de criação. Desde 1995, os cursos dos Programas de Pós-Graduação do ITA foram credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (órgão responsável pelo reconhecimento, avaliação e certificação de cursos de pós-graduação stricto sensu), em vista dos conceitos recebidos.
O Curso de Mestrado Profissional é oferecido no ITA por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica. Em 2002 foi reconhecido pela CAPES e hoje contempla as seguintes áreas:
• Engenharia Aeronáutica;
• Engenharia Aeroespacial;
• Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada; e
• Turbina a Gás.
Esse diploma é o resultado do esforço pessoal de cada um dos formandos e do apoio de suas famílias, porém foi o extinto Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública (CONAV) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) que propiciaram a realização do curso pelos policiais e bombeiros da Aviação de Segurança Pública brasileira.
Confira as fotos:
Confira as monografias:
1) Ten Cel PM Milton Kern Pinto:
Proposta de ciclo de vida de materiais para aquisição de aeronaves de segurança pública do Brasil.
2) Ten Cel PM Márcio Luiz Ramos Pereira:
Atualização tecnológica em helicópteros de segurança.
3) Cap PM Hérlon Conceição Santos Lima:
Proposta de programa de survivability de aeronaves para a aviação de segurança pública brasileira, com ênfase em aspectos jurídicos.
4) Cap BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra:
Estudo da carga de trabalho do piloto durante procedimentos de emergência em operações aéreas de helicópteros.
5) Insp. Jackson Lauffer Lima:
Aplicabilidade de critérios de qualidade de pilotagem para operações de resgate e aeromédicas na aviação de segurança pública brasileira.
Texto e Fotos: Eduardo Alexandre Beni.
Enviar comentário