Pilotos do NOTAer/ES realizam ground school do BK 117 C-1
26 de março de 2013 1min de leitura
26 de março de 2013 1min de leitura
Os novos copilotos do NOTAer/ES (Cap Pinheiro, Cap Pablo, Cap Elizabeth e Cap Marcelo) juntamente com os auxiliares de mecânico da Seção de Manutenção de unidade (Sgt Dal Bem, Sgt Matta, Cb Armando e Sd Lande) realizaram desde a última terça-feira, dia 19 de março, o curso de Ground School do helicóptero modelo BK 117 C-1.
O curso encerrou-se na data de hoje (26/03/13) e totalizou cerca de 50 horas aula. Foi ministrado pelos pilotos comandantes do Núcleo, além de contar com instruções do Sr. Leonardo Cunha, da Helibrás e do Sr Jeanderson Pereira Barbosa, da Copters Manutenção Aeronáutica.
Tais instrutores são considerados referências na aeronave em questão, sendo o Sr. Jeanderson especialista no motor Arriel 1E2 e uma das poucas pessoas no Brasil fora do efetivo da Turbomeca e da Helibrás a dominar os conhecimentos sobre o referido motor.
Cabe ressaltar que o BK 117 C-1 operado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo é o único exemplar do modelo em operação no Brasil. Consiste num helicóptero polivalente de oito lugares (incluindo aqui os dois para os pilotos) equipado com um sistema de rotor principal de quatro pás sem articulações (cabeça rígida) e com um rotor traseiro de duas pás semi-rígidas e equipado com dois motores Arriel 1E2 do tipo turbina livre.
O objetivo da adaptação teórica é que os copilotos (que já operam nas aeronaves Schweizer e Esquilo da unidade) possam, assim que aptos, compor as tripulações de serviço do helicóptero BK do NOTAer/ES.
Fonte: NOTAer/ES
Enviar comentário