As mais recentes versões dos helicópteros Eurocopter – incluindo o novo EC175, o EC145 T2, o AS350 B3e e o EC135 – estiveram em Las Vegas, no estande da empresa na Heli-Expo 2013.

“Na Heli-Expo 2013 a Eurocopter vai destacar como estamos cumprindo a nossa visão de transição de um fabricante de helicópteros líder da indústria, para nos tornarmos a empresa número um em soluções em missão”, disse o presidente e CEO Lutz Bertling. “Vamos atingir esta visão através da evolução de nossa atual linha de produtos, a introdução de uma família de helicópteros de última geração e, em particular, a expansão de ofertas de serviços inovadores, proporcionando assim uma capacidade inigualável para os nossos clientes.”

booth-3 (1)

Dentre os destaques da feira, está o Eurocopter EC175, um bimotor médio, cujo desempenho inigualável foi recentemente confirmado durante testes de voo com a primeira unidade de produção. Ele aparece nas configurações Offshore e será o mesmo helicóptero a fazer uma parada de duas semanas em uma visita aos EUA, para inicio de sua turnê de demonstração global.

A Eurocopter apresenta também a última versão do bimotor EC145, chamado EC145 T2, que aparece em uma configuração para serviços de emergência médica. As entregas deste modelo devem começar este ano, integrando tecnologias como o rotor de cauda tipo Fenestron, cabine de pilotagem avançada, modernos aviônicos e piloto automático de 4 eixos.

Já o AS350 B3e, é o mais moderno e evoluído membro da família Esquilo, alimentado por um motor Turbomeca Arriel 2D com um FADEC de nova geração, e um sistema de gravação de dados para monitoramento de condições de voo.

Completando o line-up de helicópteros no estande da Eurocopter, o EC225 em exposição é um Super Puma na configuração Oleo & Gas.

O X³, modelo cuja demonstração durante a turnê pelos EUA em 2012 validou as suas capacidades como de um avião híbrido extremamente produtivo – que oferece a velocidade de uma aeronave turboélice e os recursos completos de voo de helicóptero – está representado na feira por um vídeo apresentado no estande da companhia.

Durante a Heli-Expo, a Eurocopter destacou a sua estratégia para se tornar a referência no suporte ao cliente e serviços, incluindo demonstrações de seu portal de serviços a clientes Keycopter, junto com as ferramentas do futuro como “e-TechPub “- uma nova geração de publicações técnicas eletrônicas interativas, e PC2-DLE – um aplicativo desenhado para ajudar os operadores no cálculo do peso ou do tempo de voo.

Está em exibição também o Helionix Eurocopter, aviônico que reúne características tais como LED, que exibe um conceito inovador de alerta com um sistema de monitoramento on-demand, sistema de controle de voo automático um 4-eixo duplex e consciência situacional aprimorada.

Completa a apresentação da empresa um configurador virtual que mostra de forma realística os membros de helicópteros da família Eurocopter em formato 3D, com várias opções e esquemas de pintura. O configurador oferece imagens internas e externas de vários ângulos e apresenta a visualização 3D em uma grande tela situada no estande.

A nova versão do helicóptero EC135

A evolução do modelo já tem encomendas de empresas de transporte aeromédico nos EUA, Noruega e Itália

first-4

A Eurocopter está apresentando as atualizações do helicóptero EC135, agora versão EC135 T3/P3, durante a Heli–Expo, realizada em Las Vegas até 07 de março. Na feira, a empresa também assinou contratos para venda desses modelos a companhias de transporte aeromédico dos Estados Unidos, Noruega e Itália. Este lançamento marca uma nova etapa na estratégia de reforço da linha de produtos Eurocopter, que traz o helicóptero bimotor e multiuso com desempenho melhorado.

Dentre os novos recursos nesta última versão do EC135, incluem-se melhora significativa de desempenho, o aumento do peso máximo de decolagem, envelope de voo melhorado, maior autonomia, inovações do cockpit e interior versátil aprimorado. Os nomes T3 e P3 são designações atribuídas de acordo com as duas opções de motorização disponíveis: Arrius Turbomeca 2B2 “Plus” para o EC135 T3 e PWC Pratt & Whitney Canada 206B3 para o P3.

A companhia americana Air Methods, adquiriu seis novos helicópteros EC135 P3 para missões de transporte e resgate aeromédico, assim como a norueguesa Norsk Luftambulanse. Já a italiana Aiut Alpin Dolomites, assinou contrato para a compra de um EC135 T3 para operações de resgate em montanhas.

“O EC135 T3/P3 representa o compromisso da Eurocopter em evoluir continuamente sua linha de produtos, aplicando criatividade e inovação na prestação de um ótimo desempenho para os operadores”, disse o presidente e CEO da Eurocopter Lutz Bertling. “Os clientes que estão adquirindo o novo modelo serão particularmente beneficiados pelo seu desempenho superior,apropriado para situações críticas como missões de resgate e salvamento, normalmente realizadas em condições altamente exigentes”.

Além das mudanças já citadas, o T3/P3 apresenta aumento no comprimento das pás do rotor principal (10 cm a mais), um novo e otimizado do FADEC (Full Authority Digital Engine Controls), juntamente com entradas de ar reforçadas por novos filtros de barreira, que protegem o motor de poeira, areia e objetos estranhos, evitando potenciais danos. O desempenho aumentado suporta, agora, 240 kg de carga útil a uma altitude de 1.500 metros (ISA-20). Houve também melhoria no peso máximo de decolagem, passando a 2.980kg, e envelope de voo melhorado em até -45º C/-49º F.

Na cabine, as inovações são a inclusão do GTN Garmin 750, solução totalmente integrada de navegação, comunicações, GPS e aviônicos em uma grande tela touchscreen; a instalação do Appareo 1.000 para monitoramento de dados de voo e imagens da cabine visando a segurança operacional; e um suporte de iPad com fonte de alimentação. Para os passageiros, a nova versão do EC135 oferece cabine com o exclusivo sistema Stylence Eurocopter ®, garantindo maior conforto durante o voo.

Fonte: Convergência Comunicação Estratégica.