Inaugurado heliponto municipal de Imbé/RS
24 de fevereiro de 2013 2min de leitura
Na manhã desta sexta-feira (22/02) foi inaugurado, em Imbé, no Rio Grande do Sul, o Heliponto Municipal Delegado Wuilde Alencastro Pacheco. A solenidade, que contou com a presença do Delegado Ranolfo Vieira Junior, chefa da PCRS, familiares do homenageado e demais autoridades, foi presidida pelo Prefeito Municipal Pierre Emerin da Rosa.
O Heliponto que leva o nome in memoriam do Delegado Pacheco, precursor das atividades aéreas da Polícia Civil do Rio Grande do Sul nas décadas de 1970/80, servirá de apoio ao Serviço de Apoio Aéreo (SAA/DEIC) para o helicóptero da Polícia Civil.
Durante o evento, a aeronave Esquilo AS-350B3E, prefixo PR-HPC, permaneceu no Heliponto e foi a atração para o público e criançada, que também prestigiou a Oficina de Conscientização para o Trânsito com as mini viaturas da Polícia Civil, cuja estrutura foi montada próximo ao local, pela Divisão de Comunicação Social da Chefia de Polícia (DCS).
Tratativas
Por iniciativa dos Delegados Francisco Soares, Chefe SAA-DEIC, Álvaro Buttelli, Titular da DP de Imbé e do Comandante Eduardo Sperb, foi contatada, ainda em novembro de 2012, a administração que assumiria a Prefeitura do Município de Imbé-RS visando a construção, pelo poder público municipal de um heliponto na cidade.
Tendo o então futuro prefeito, Pierre Emerim da Rosa, entendido como extremamente válida a iniciativa, face a sua importância e repercussão no âmbito regional.
Após sua posse, iniciou-se os procedimentos administrativos para inicio da obra, culminando com a sua inauguração em 22 de fevereiro de 2013.
O município de Imbé foi escolhido em razão da sua posição estratégica, localizado praticamente no centro geográfico das praias do litoral norte gaúcho. A Câmara de Vereadores prestou homenagem a Polícia Civil, aprovando a designação do “Heliponto Delegado Wuilde de Edson de Alencastro Pacheco”, precursor do uso das asas rotativas na Polícia do Rio Grande do Sul, criador da AEROPOL e responsável pela aquisição dos dois primeiros helicópteros, modelo Esquilo, AS-350B, prefixos PP-EHY e PP-EHZ, nos anos de 1981/1982.
Antes mesmo da sua inauguração, por já estar concluído e apenas aguardando agenda para o evento, o heliponto foi utilizado para realizar o transporte de uma criança ferida em acidente de trânsito pelo helicóptero da Polícia Civil, o AS-350B3e, PR-HPC, no dia 12 de fevereiro de 2013.
Fonte: PCRS
Enviar comentário