Batalhão de Operações Aéreas/MG deverá adquirir quatro helicópteros e dois aviões
01 de fevereiro de 2013 2min de leitura
01 de fevereiro de 2013 2min de leitura
Baseado no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG, e atualmente operando dois helicópteros AS350 B3 Esquilo e um avião Cessna Centurion, o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA CBMMG) estrutura-se para expandir suas capacidades.
Tendo em vista convênio firmado, no final do ano passado, entre a Secretraria de Estado da Sáude e o Corpo de Bombeiros, segundo fontes ouvidas por T&D, a unidade estaria se preparando para receber novos equipamentos na forma de quatro helicópteros biturbina configurados e equipados para a realização de atividades de salvamento aéreo, resgate aeromédico e combate a incêndios, e dois aviões turboélices monomotores destinados ao transporte de homens e material, ligação entre unidades e apoio logístico. Conforme convênio, se adquiridas, essas aeronaves serão tripuladas com médicos da Secretaria. O edital da licitação deverá ser divulgado no mês de fevereiro.
A quantidade de encomendas, caso se confirmem, sugere fortemente que o BOA deverá inaugurar sua 1ª base de operações fora do entorno da capital do estado, Belo Horizonte. Conforme informações apuradas por T&D em 2012, as cidades com maiores chances de receber os “Arcanjos” do BOA nessa fase de expansão de suas atividades são Montes Claros e Juiz de Fora, devido a estratégica localização próximo aos corredores rodoviários e a grande concentração populacional das regiões. A criação de bases do BOA CBMMG em pontos estratégicos do interior deverá agilizar bastante o atendimento, diminuindo o tempo de resposta ao acionamento de uma ocorrência.
A introdução de avançados helicópteros biturbinas confirma a tendência mundial de operação de aeronaves de maior porte e capacidade nos grandes centros, devido a grande confiabilidade e reserva de potência proporcionada pelos dois motores utilizados pela aeronave.
Desta forma, o BOA continua se adequando as demandas previstas para a realização do evento FIFA Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil, já que Belo Horizonte é uma das cidades sede do mundial. Com a expansão da região metropolitana da capital e de várias cidades do interior mineiro, a chegada destas novas aeronaves trará uma nova dimensão as capacidades do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.
Fonte: Tecnologia e Defesa / Foto: Roberto Caiafa
Enviar comentário