O EC 145 e o Grand Caravan do GRAer da PM da Bahia – Crônica de uma história bem contada
14 de dezembro de 2012 8min de leitura
14 de dezembro de 2012 8min de leitura
LAZARO RAIMUNDO OLIVEIRA MONTEIRO
Hoje me sinto feliz, realizado, um vencedor com a importante realização de mais um sonho. Se bem que não gosto muito dessa visão de sonho, pois me parece muito sentimental e megalomaníaco. Advogo mais para a visão de PROPÓSITO DE VIDA, alicerçado em objetivos sólidos, planejamento eficaz, visão de conjunto e foco no prestação de um serviço público de qualidade. ESTE É O MEU SIGNIFICADO PARA A PALAVRA SONHO.
Foi nesse diapasão que em comunhão com mais 08 oficiais da PMBA propusemos em 2002 e tivemos nossa PROPOSTA aceita para que a PMBA tivesse a sua Unidade Aérea de Segurança Pública, unidade especializada com elevado padrão de qualidade, profissionais comprometidos com a causa pública e foco no resultado.
Uma boa definição de objetivos, uma seleção criteriosa, coleta de dados junto a instituições e “águias experientes”, aquisição de equipamentos modernos e instalações adequadas, somada a uma assessoria eficiente, boa vontade política e alta dose de dedicação dos seus membros levaram à nossa criação em 08/11/2006 e início efetivo das atividades do GRAER/BA no dia 08 de dezembro de 2006.
No último dia 8 de dezembro completamos 6 anos, com mais de 7.200 horas de voo e mais de 5 mil missões atendidas, com resultados extremamente relevantes, a exemplo das cerca de 268 vidas salvas com emprego das asas fixas e rotativas do nosso GRAER. Tá tudo registrado lá no LIVRO DA VIDA, edição que fizemos e que possui os dados colhidos dessas vítimas até para que no futuro tivéssemos material que pudesse fomentar uma pesquisa que demostrasse o quanto eficiente é o socorrismo com emprego de aeronaves. Não precisou muita coisa, pois um levantamento feito recentemente mostrou que 90% dos casos em que atuamos a vítima teve sobrevida, e olhe que só participamos em ocorrências pesadas, graves, de alta complexidade.
Mas o que quero me reportar neste mês em que comemoramos 6 anos de GRAER da PMBA é a alegria de ver mais um PROPÓSITO (ou sonho) acalentado. Após criterioso planejamento, ações eficazes, trabalho de grupo, eis que o GRAER consegue atingir mais uma META da sua VISÃO DE FUTURO.
No dia de hoje eis que foram apresentadas oficialmente à sociedade baiana e porque não dizer brasileira, mais duas aeronaves adquiridas a partir de projetos fomentados, gerados, moldados, especificados dentro do nosso GRAER, aceitos por nossa administração, otimizados os recursos para sua aquisição, licitados na forma da lei (para nossa felicidade bastante rigorosa) e agora, finalmente entregues. Isso senhores e senhoras. Entregues no mês do nosso aniversário. Anuncio a todos que recebemos oficialmente o AVIÃO DE TRANSPORTE DE TROPA CESSNA GRAND CARAVAN 208 D e o HELICÓPTERO DE TRANSPORTE DE TROPA EC 145, por ocasião da solenidade de Lançamento da Operação Verão da PMBA 2012/2013, com a presença do nosso Governador do Estado, DR JAQUES WAGNER.
Quem é do “metié” sabe o que representa a aquisição dessas duas máquinas para uma ORGANIZACÃO DE AVIACÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA. São aeronaves de ponta, com alto grau de tecnologia embarcada, com uma série de opcionais que agregam valor e potencializam a capacidade operacional de cada uma delas, enfim, um conjunto positivo de instrumentos, de ferramentas para uma melhor prestação de serviço à comunidade baiana bem como a aqueles que nos visitam.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
HELICÓPTERO EC 145: Fabricação Alemã – customizado no Brasil. Transporte de até 11 pessoas. Configuração multi-missão (segurança pública, defesa civil, resgate, aeromédico, transporte de tropa). Novo de fábrica. Investimento total = R$ 28 milhões.
CESSNA GRAND CARAVAN: Fabricação norteamericana. Transporte de até 11 pessoas. Configuração multi-missão (segurança pública, remoção aeromédica interhospitalar, transporte de tropa). Novo de fábrica. Investimento total = R$ 5,1 milhões.
Mas de que adiantariam as máquinas se não tivéssemos valores humanos capazes de extrair desse conjunto de ferro, alumínio e material composto o melhor que aquelas podem oferecer? Respondo. NADA!
Nesta esteira focamos não no produto, mas em uma solução que envolve um pacote completo, inclusive de treinamento e capacitação adequada a todos aqueles que diretamente estarão evolvidos na operação. Todos os pilotos (avião e helicóptero) estão aplicados no desenvolvimento de cursos e treinamentos inclusive no exterior. Olha só a “marra” dos Majores Reinaldo e Renato na AMÉRICA EUROCOPTER no Texas.
Mas a marra ficou só nessa foto. Vejam as demais eles pagando o maior vexame para controlar na mão o EC 145, aeronave que fala inglês com sotaque alemão. (risos).
Detalhe. Nossa adaptação ao voo foi VFR e IFR, sendo esta última precedida de quase 60 dias de TREINAMENTO PARA HABILITACAO IFRH feita na EFAI da nossa “Lenda” Comandante Bosco, tudo na forma contratualmente justificada, envolvendo todos os pilotos de helicóptero do GRAER de maneira a viabilizar de forma eficiente e segura a operação. E que ground viu? Suado. Olha a gente na sala de aula com o nosso instrutor Kalhil.
Vejam o que é aplicação aos estudos. O Major Muniz e os Cap Gouveia e Ednaldo almoçando em plena sala de aula na Flight Safety, em Wichita, no Ground do GRAND CARAVAN, onde fizeram também horas de simulador da máquina. A proximidade da realidade é tamanha que a ANAC admite o registro na Caderneta Indivisual de Voo (CIV).
Idem para o Treinamento de Mecânicos feitos no Brasil e também no Exterior. O “Subão” Ferreira pagou o maior vexame, junto com o Sgt Ivan no treinamento de Célula e aviônicos na Alemanha. Vexame com os assuntos e exigência do curso, mas vexame maior com frio de 5o graus abaixo de zero.
E nós onde ficamos? Não pagamos vexame algum? Hummmm deixe pra lá. A crônica é minha e agora com a chegada das máquinas é só felicidade. Veja a elegância na foto abaixo no dia do recebimento. (risos) Deus do CÉU. Está autorizada a impressão color e moldura, sem pagamento de royaltes.
O treinamento continua. Pelos menos até agosto deste ano, quando o calendário se encerra, tanto para avião como para helicóptero e aí andaremos com nossas próprias pernas, deveras alimentadas de forma sólida e coerente com a doutrina de padronização de procedimentos.
Obviamente que neste momento de grande felicidade não vou aqui postar as dificuldades que encontramos, mas apenas citar que elas existiram, foram grandes, inclusive internas, tudo superado com a benção do nosso Bom Deus Pai Todo Poderoso. “Às favas” todos aqueles que zombaram das nossas intenções. Deus está conosco, e com eles também, pois a energia negativa dos zombadores e incrédulos nos encoraja e nos alimenta para que continuemos firmes em nossos propósitos.
Aos meus amigos, aqueles que colaboraram com o sucesso desse propósito, meu MUITO OBRIGADO. Vou por dever de justiça emblematizar essa força positiva na pessoa do Cmte JOSILEI GONÇALVEZ. Obrigado Gonça. Você “é o cara” e saiba como você tem feito falta para nossa Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil.
E não precisa muito esforço para essa constatação, mas vamos a frente. LAUTERT, obrigado por tudo. Através de vocês saúdo e agradeço a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram.
Quero aqui fazer um registro também aos fabricantes das máquinas. Justiça se faça, um registro positivo. Não pelo cumprimento do dever em atender os seus contratos, o que inclusive é um dever, pois estão sendo pagos por isso. Não há filantropia, mas é importante que se registre que durante todo o período de gestão dos contratos com a CESSNA e com a HELIBRAS a relação foi intensa, produtiva e positiva de ambos, personalizada na relação direta, proativa e profissional com o Cmt Ayres e o Sr Kleber pela HB e o Danilo e o Humberto pela CESSNA/TAM (sem esquecer do Leonardo, é claro). Através desses quero agradecer a todos os prepostos diretos e indiretos dessas empresas que com seus esforços trabalharam duro para que nossas aeronaves fossem entregues dentro do especificado.
Esperamos que desse casamento que se materializou no momento em que tais fornecedores venceram os respectivos certames licitatórios, suceda e perdure uma relação de forma também intensa, porém duradoura. Que os nossos debates sempre cheguem a um lugar positivo, que os conflitos sejam superados e que o interesse público se sobreponha aos interesses individuais.
Quero aqui agradecer a Deus, a minha família, em particular a minha Esposa Luciana pelo amor e compreensão e um recorte especial de agradecimento àqueles que servem sob minhas ordens no GRAER pela compreensão, desprendimento, dedicação e integral apoio a causa pública.
Aos meus superiores pelo apoio inconteste e a todos aqueles que acreditam que a nossa aviação pode sim a cada dia galgar um lugar mais alto. A todos o nosso muito obrigado.
GRAER 6 anos de serviço bons prestados a sociedade da Bahia.
A V I A Ç Ã O !
Autor: LAZARO RAIMUNDO OLIVEIRA MONTEIRO – TEN CEL PM. Oficial Superior da PMBA. Comandante do GRAER. Piloto Comercial de Helicóptero. Elemento Credenciado de Prevenção de Acidentes. Entusiasta da Aviação. Nascido na Cidade Baixa – Massaranduba. Filho de Dona Lindaura. Pai de Larissa Lúcia. Marido de Luciana. Ex-Aluno do Colégio da PMBA. Um Homem feliz e realizado.
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