Oficiais do GRPAe/SP e CORPAer/MG participam do Treinamento de Facilitadores em CRM
15 de outubro de 2012 3min de leitura
15 de outubro de 2012 3min de leitura
Nos dias 24 a 28 de setembro de 2012, Oficiais do GRPAe/SP e CORPAer/MG participaram do Treinamento de Facilitadores em CRM (Turma 2), realizado na sede do Centro de Treinamento da ANAC, situado no Aeroporto de Jacarepaguá (Rio de Janeiro/RJ), o 1º Ten PM Cesar Augusto Silva do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo e a 1º Ten PMMG Denísia Ferreira do Btl RPAer da Polícia Militar de Minas Gerais.
O treinamento, coordenado pela psicóloga Mônica Lavoyer Escudeiro da Gerência de Fatores Humanos e Medicina de Aviação – SSO, teve a duração de 5 dias com o objetivo de capacitar profissionais ligados à Aviação Civil voltados à implementação ou manutenção de programas CRM.
O corpo discente totalizou 28 participantes dos mais diversos seguimentos da Aviação, incluindo Avianca Linhas Aéreas, Helibras, Líder Aviação, Gol Linhas Aéreas, Wapiya Clínica e Consultoria, bem como, diversas escolas de aviação e empresas de táxi aéreo.
Devido à obrigatoriedade, há grande preocupação das empresas reguladas pelas RBAC 121 e RBAC 135 na implementação e/ou manutenção do treinamento em CRM, contudo, a presença de oficiais integrantes de unidades de aviação de Segurança Pública demonstra que, apesar da não exigibilidade de tal ferramenta para a RBHA 91, o treinamento em CRM faz parte das boas práticas e constitui recurso de fundamental importância para uma aviação mais segura. Certamente, os riscos inerentes à atividade de Segurança Pública/Defesa Civil são mitigados pela difusão correta dos princípios que norteiam o Gerenciamento de Recursos das Tripulações (Companhia).
O treinamento em CRM surgiu da constatação de que, apesar das diversas implementações tecnológicas, as quais tornaram as máquinas cada vez mais confiáveis, e, o treinamento técnico exaustivo das tripulações, provendo-lhes elevada proficiência, os índices de acidentes/incidentes aeronáuticos, continuavam em níveis “não aceitáveis”. Percebeu-se que o componente mais frágil deste complexo sistema é o ser humano, demandando assim uma análise aprofundada da interação deste indivíduo (piloto, mecânico, comissário, despachante, etc) com a aeronave, bem como com o meio, organização e demais “engrenagens”.
A condução do treinamento por uma psicóloga foi extremamente interessante, pois, permitiu que o ambiente de ensino e a integração dos participantes acontecesse de forma bastante natural. Seguramente a presença de profissionais desta área (psicologia) contribui para o surgimento do sentimento de “eureka” nos participantes, fazendo com que o treinando desperte a atenção e perceba por si próprio conceitos relativos ao comportamento humano, e formas de adequação à atividade de aviação.
Não é o objetivo do treinamento “moldar” os tripulantes, mas sim adequar as suas potencialidades e vulnerabilidades aos padrões de operação estabelecidos pela companhia, empresa ou unidade. A 1º Ten PMMG Denísia, que frequentou o treinamento na ANAC é estudante de psicologia, o que propiciará tal efeito sinergético na condução do CRM em sua Unidade Aérea.
O principal desafio das unidade de Aviação de Segurança Pública/Defesa Civil é “customizar” o treinamento, de maneira que as tripulações a ele submetido sintam-se inseridos no contexto das atividades operacionais e administrativas desenvolvidas, correlacionando a teoria e prática.
O GRPAe/SP já possui um programa de treinamento em CRM, demandando a contínua renovação daquele e a inclusão do efetivo recém incorporado à unidade, por conta da expansão das operações ocorridas nos últimos anos. Com a formação de mais um oficial, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP contará com 7 facilitadores habilitados à manter o efetivo atualizado.
Por ora a adoção do treinamento em CRM é facultativa às unidades de Aviação de Segurança Pública/Defesa Civil, entretanto, o crescimento substancial dos órgãos destinados à este fim pode ensejar uma futura obrigatoriedade da inclusão em seus respectivos MGSO`s. Fiquemos atentos!
Texto: 1º Ten PM Cesar Augusto Silva do GRPAe/SP.
Enviar comentário