Santos – Sob um forte sol e muito calor, o Governo do Estado lançou, no início da tarde de quinta-feira (24), em Santos, a Operação Verão 2009/10, que visa garantir a segurança de moradores e turistas que estiverem no litoral do Estado. A operação teve início nesta segunda-feira (28) e tem término previsto para o final da semana após o Carnaval.

As três aeronaves que atuarão no litoral sul de São Paulo sediadas na Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande. No litoral norte terão mais dois helicópteros.

O lançamento da operação foi feito pelo governador do Estado, José Serra, que anunciou o reforço de mais de 3.300 policiais – civis e militares – e 607 bombeiros, além de cinco helicópteros que estarão patrulhando todo o litoral. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, também esteve em Santos para a apresentação da operação. 

Após o anúncio do governador, um helicóptero Águia da PM, fez uma demonstração de salvamento no mar, resgatando uma suposta vítima de afogamento. Ao pousar na areia, dois guarda-vidas entraram no helicóptero, que decolou logo depois. “Os Águias estão conosco há mais de 17 anos e são primordiais pela agilidade que o equipamento proporciona”, explicou o tenente coronel Daniel Onias Nossa, comandante do 17º Grupamento de Bombeiros – grupo responsável pelos salvamentos marítimos. 

Simulado de salvamento feito pelo Águia em apoio ao 17º GB

Números da Operação Verão 

Serão 3.315 policiais civis e militares a mais em todas as cidades do litoral do Estado. “Desse efetivo de apoio, grande parte vem das escolas. De 50 a 60 do efetivo chega da escola de sargentos, outra parte são os novos soldados que se formaram dia 11 de dezembro. Como esses não foram lotados em nenhum batalhão, não haverá prejuízo”, explicou o coronel Ailton Araújo Brandão, responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI-6). 

Baixada Santista e Litoral Sul. 

A estimativa é de que a população na região chegue a mais de seis milhões de habitantes durante as férias. Por isso, 1.264 policiais militares e 724 civis serão enviados para reforçar o policiamento e atendimento à população. 

Mais 75 viaturas serão remanejadas para uma melhor infraestrutura, além de mais dois helicópteros – a região já possui um à disposição, totalizando três aeronaves no litoral sul. Os policiais contarão com 56 bafômetros distribuídos em 11 municípios para fiscalizar os motoristas. 

Praia Grande no período da Operação Verão

Litoral Norte 

Quase três milhões de pessoas estarão nas praias de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba durante as férias de verão. A Polícia Militar contará com o reforço de 543 homens, enquanto que a Civil terá 216 policiais a mais. Serão deslocadas 70 viaturas de apoio para a região, além de dois helicópteros. Sete bafômetros serão utilizados. 

O número de unidades policiais também será reforçado. Durante a operação, dois estandes serão instalados para atendimento de ocorrências e orientação à população – um ficará na Praia do Cruzeiro, Centro de Ubatuba, e outro na Praia do Centro, em Caraguatatuba. 

Águia em patrulhamento pela orla do litoral norte. Foto: Nivaldo dos Santos Furlan

Bombeiros 

O Corpo de Bombeiros iniciou, no último dia 12, a Operação Praia Segura, cujo término está previsto para a segunda semana após o Carnaval. 

Foram contratados cerca de 500 guarda-vidas civis (temporários) treinados pelo Corpo de Bombeiros. No total, o reforço de efetivo é de 607 profissionais para todo o litoral. 

Polícia Técnico-Científica 

As equipes de Perícias Criminalísticas e de Perícias Médico-Legais que atendem o litoral são sediadas em Santos. 

Para a Operação Verão, o Litoral Norte contará com o apoio da Equipe de Perícias Criminalísticas de Taubaté, que prestará auxílio nos locais de crime. 

O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico legal (IML) de Santos contarão também com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizará, caso seja necessário, helicóptero para a locomoção rápida das equipes em casos de urgência. 

Policiamento em todo o litoral 

Além dessas equipes de reforço, a Polícia Militar enviará homens de batalhões e tropas especializadas para atender todo o litoral. Serão 327 policiais rodoviários, 161 homens do Policiamento de Choque, 55 policiais ambientais e 25 tripulantes de helicópteros.

Apoio ao policiamento urbano em abordagem na cidade de Praia grande/SP (Foto: Ricardo Benichio - Tecnologia e Defesa)


Fonte: Fábio Portugal e Denis Bonelli, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar do Estado de São Paulo

Fotos: Acervo GRPAe e Ricardo Benichio (Tecnologia e Defesa)