Helicóptero ajudará Polícia Civil do Rio Grande do Sul no combate ao crime
12 de setembro de 2012 1min de leitura
12 de setembro de 2012 1min de leitura
A Polícia Civil se prepara para colocar em prática um novo setor de combate à criminalidade. É o Serviço de Apoio Aéreo, do qual a principal novidade será um helicóptero modelo AS350B3.
Em fase de montagem em Itajubá (MG), a aeronave deve ficar pronta até o fim de outubro e será mais uma arma para reprimir tráfico de drogas, abigeato, assalto a banco e a carro-forte e roubo de veículos, entre outros crimes. Ao custo de U$ 4,1 milhões (cerca de R$ 8,2 milhões, 98% bancados pela União), o helicóptero estará vinculado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
O chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Junior, diz que a aeronave será de “fundamental importância” para o trabalho policial, agilizando deslocamentos de urgência e perseguições a criminosos. Também servirá para investigações, mapeando locais de crimes:
— É um sonho antigo. A Polícia Civil gaúcha é reconhecida como uma das melhores do Brasil, e, por mais incrível que pareça, ainda não dispunha de um helicóptero.
Diretor de Departamento de Telecomunicações da corporação, o delegado Francisco Soares, responsável pelas tratativas com o governo federal e pela compra do equipamento, afirma que o trabalho de um helicóptero é semelhante ao de 30 viaturas, segundo estudos técnicos. Ele lembra que, em 1982, a Polícia Civil teve dois helicópteros, poucos meses depois transferidos para o governo do Estado e, mais tarde para a Brigada Militar.
Dois delegados e um agente fazem um curso de pilotagem comercial para comandar o helicóptero. Farão parte da equipe outros dois pilotos civis, da antiga Divisão do Serviço Aéreo do Estado. Eles são capacitados em uma das fábricas da aeronave, a Eurocopter, no Texas (EUA). Ao todo, 23 policiais irão integrar a tripulação. O comando será do delegado Bolívar Llantada.
Fonte: Zero Hora.
Enviar comentário