Litoral sul de Alagoas será policiado por aeronave do GRAESP do Pará
03 de setembro de 2012 2min de leitura
03 de setembro de 2012 2min de leitura
Atendendo solicitação da Força Nacional de Segurança Pública o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará deslocou no dia 24 de agosto tripulação e o helicóptero AS350B2, Guardião 05, para reforço nas operações de defesa social no Estado de Alagoas.
A equipe GRAESP é composta pelo Piloto, Major BM Marlon, tripulantes operacionais: Tenente PM Francisco, Sargento BM Cleison e Soldado PM John, além de dois técnicos da empresa Helisul, contratada pela SEGUP/PA.
O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Pará é o 13º a incorporar o policiamento aéreo em Alagoas desde o início das ações do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, implantado em junho deste ano. O patrulhamento será realizado entre as 7 e 17h.
Inicialmente destinadas ao policiamento em Maceió e Arapiraca, o patrulhamento aéreo foi estendido para todo o Estado de Alagoas e já participou de operações em toda a Região Metropolitana, Agreste e Sertão. Desde o início do Programa, as aeronaves realizaram mais de 200 missões em apoio às guarnições da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O patrulhamento é feito em incursões policiais a favelas, perseguição de suspeitos, buscas de carros roubados e roubo a banco. Os policiais tripulantes acompanham as demandas das operações de segurança e tem liberdade de agir quando achar necessário.
Os estados apoiam Alagoas enviando aeronaves, atendendo solicitação do Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A tripulação realiza em média três operações por dia nas cidades e em pontos críticos conhecidos pelas altas taxas de crimes praticados.
Os casos de homicídios, principal foco das ações de segurança, diminuíram consideravelmente desde a implantação do programa no final de junho deste ano.
Para o coordenador das operações aéreas, major Ricardo Cruz, as aeronaves contribuem com a segurança de Alagoas e tem a simpatia dos alagoanos. “As pessoas já estão acostumadas com nossos sobrevoos, acenam para a tripulação e o mais importante é que sentem segurança com o patrulhamento aéreo”, destacou.
Segundo o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, o uso dos helicópteros possibilita maior agilidade nas operações. “O apoio das aeronaves tem sido fundamental para a proteção dos alagoanos. Estamos com significativa queda nos casos de violência no Estado”, apontou.
Fonte: Agência Alagoas e GRAESP.
Enviar comentário