Pilatus PC-6 em Operação no Brasil
12 de agosto de 2012 2min de leitura
Entrou em operação no Brasil o Pilatus PC-6. A Pilatus é o maior fabricante mundial de turboélices monoturbinas, tendo em sua família os também consagrados PC-9, PC-12 e PC-21.
O Pilatus PC-6 é a aeronave mais robusta da categoria, capaz de transportar mais de 1 tonelada de carga útil. Equipada com a renomada turbina PT6A-27 (a mesma do Bandeirante) com 680HP e opera em versões multimissão para carga, passageiros aeromédico e monitoramento/vigilância.
Algumas informações sobre a aeronave:
Apesar de entrar em operação recentemente no Brasil, esta aeronave já é largamente utilizada para operações governamentais e militares em muitos países como África do Sul, Alemanha, Algéria, Argentina, Áustria, Birmânia, China, Equador, Eslovênia, Estados Unidos da América, França, Indonésia, Irã, México, Perú, Suíça, Tailândia e Nepal. Neste último local, o PC-6 é o único turboélice monoturbina certificado para operar devido à altitude e tamanho de pista.
Uma característica muito interessante desta aeronave é a versatilidade na troca de interiores, pois em apenas 10 minutos é possível trocar o interior (aeromédico, carga e passageiros) sem ferramenta específica.
Aeromédico: capaz de transportar 2 tripulantes, 2 pacientes e 3 acompanhantes. Cabine energizada para utilização de equipamentos médicos vitais.
Carga: 2 portas de correr grandes, 1 tonelada de carga paga e como a aeronave utiliza trem de pouso convencional, os operadores não precisam se preocupar com o CG da aeronave na hora da operação.
Vigilância: aeronave equipada com câmeras Airborne de alta definição e infra vermelho. O PC-6 possui um alçapão elétrico que protege as câmeras nos pousos e decolagens. Elas descem e sobem através de um elevador, também elétrico.
O Pilatus PC-6 é distribuído no Brasil pela Premier, baseada há mais de 25 anos no Aeroporto de Congonhas em hangar próprio.
Para maiores informações:
[email protected]
www.premieraereo.com.br
Fone: (11) 5589-7000
www.pilatus-aircraft.com
Enviar comentário