Do seu hangar no leste de Perris, pilotos do “Riverside County Sheriff Department’s aviation unit patrols”, vão em busca de crianças desaparecidas e adultos, em busca de atividade criminosa e pessoas suspeitas, proporcionando uma inigualável observação de bairros, escolas, estradas e empresas, através dos “olhos-no-céu”.

A unidade de aviação fornece um elemento vital nos serviços de segurança pública da cidade, que incluem unidades terrestres de patrulha, mergulhadores, patrulhas montadas e especialistas forenses, todos localizados em Perris.

O vereador de Perris, Mark Yarbrough, recentemente voou em um dos cinco helicópteros do departamento para aprender, em primeira mão, sobre a unidade de aviação, obter um olhar de perto dos desafios enfrentados diariamente no ar e expressar o apoio contínuo da cidade para o espectro dos serviços prestados.

“O dinheiro é bem gasto”, disse Yarbrough, após desembarcar do helicóptero, após uma hora de voo com os pilotos policiais Michael Calhoun e Bashta Eric. “Nós temos que nos certificar de que nossos policiais têm todas as ferramentas disponíveis necessárias para manter os nossos moradores mais seguros possível. Esta é uma dessas ferramentas. Temos que ter certeza que estamos mantendo as mesmas.”

Os gastos com a segurança pública da cidade representam a maior parcela do orçamento de Perris. Os departamentos de Polícia e Bombeiros, representam quase 15,9 milhões de dólares dos 26,06 milhões dos fundos gerais. Com isso, os crimes em Perris diminuíram mais de 20% nos últimos cinco anos.

Voando em um helicóptero, os políticos puderam ver até 16 policiais em solo. As Tripulações gastam até seis ou sete horas cada turno voando, acumulando centenas de milhas por dia.

A unidade de “Sheriff’s aviation” é localizada no aeroporto de Hemet-Ryan, cerca de cinco minutos, por via aérea, do leste da cidade. De lá, os policiais do esquadrão aéreo sobrevoam  todo  o Condado de Riverside, de Corona a Blythe. Durante o turno de serviço, os policiais do helicóptero podem ser chamados para ajudar na busca de um carro roubado, apoiar um policial em um local remoto, combater roubos e vandalismo, ou procurar uma criança desaparecida ou pacientes de Alzheimer.

“Eu sei de muitas ocasiões em que nossas aeronaves têm ajudado na cena do crime, nas investigações, perseguições policiais, apreensões, prisão de suspeitos e operações de busca e salvamento”, disse Hill. “Por ter um helicóptero em cena, temos que aprimorar os policiais e a segurança pública, proporcionando um poderoso combate contra a atividade ilegal. Nossa unidade de aviação é um trunfo para os esforços do departamento de polícia de prevenção da criminalidade dentro da cidade de Perris. “

Os helicópteros possuem uma câmera infravermelha para detectar suspeitos que fogem à noite. Um holofote de 33 milhões de velas também ajuda a localizar pessoas no escuro. Um dos equipamentos de bordo pode tirar fotos e enviá-las através de um transmissor de downlink para oficiais no terreno, ideal para auxiliar em chamadas sobre suspeitos quando as unidades terrestres não podem ter um quadro completo de possíveis esconderijos.

Caminhantes perdidos e feridos são uma chamada comum. Em um ano, os helicópteros ajudaram na localização de 57 caminhantes.

Os helicópteros policiais também fazem uso de binóculos estabilizados capazes de compensar as vibrações inerentes ao voo, ajudando os policiais na leitura de placas de veículos.

O trabalho traz riscos que não são encontrados por patrulhas terrestres. Um único pássaro pode danificar ou derrubar um helicóptero. Pipas podem causar muitos danos ao helicóptero. Aviões de controle remoto lançados a partir de pistas curtas também representam perigo, bem como torres de rádio e de telefonia celular. De vez em quando, um suspeito pode até atirar em um helicóptero.

O xerife Andy Rasmussen disse que a utilização de aeronave na segurança pública remonta da década de 40. Durante décadas, a unidade era pequena, muitas vezes constituída por um único piloto que voava por algumas horas. Na década de 90, os helicópteros foram introduzidos. Hoje a frota do departamento conta com cinco helicópteros e um avião Cessna e 17 funcionários.

O processo para formar um piloto de helicóptero experiente é longo, levando cerca de cinco anos, desde o início do treinamento. Alguns dos pilotos policiais serviu no exército, mas todos ganharam as suas licenças de aviação através de escolas de voo civis, disse Rasmussen.

Os pilotos Calhoun e Bashta serviram nas Forças Armadas, Calhoun com os fuzileiros navais e Bashta no 2o Regimento de  Cavalaria Blindado na primeira Guerra do Golfo.

Durante o voo com Mark Yarbrough, vereador de Perris, a equipe encontrou várias plantações de maconha em quintais cercados por cercas de madeira. Algumas plantações de maconha são produzidas por defensores da maconha medicinal, outros estão sob o controle dos cartéis de drogas. As informações foram passadas para especialistas do departamentos de droga.

O helicóptero também sobrevoou o Complexo Esportivo Big League Dreams, a Câmara Municipal de Perris e Escola Perris, proporcionando a deslumbrante aparência aérea desses espaços. Eles também sobrevoaram uma viatura que efetuava a busca de um veículo abandonado em Lake Elsinore. O helicóptero circulava o local na busca da van, que estava escondida em uma pista de terra camuflada por árvores, aguardando a chegada da viatura.

Foi um sobrevoo de rotina, mas os helicópteros foram chamados para localizar veículos em alta velocidade, localizar ladrões de automóveis, vândalos e oferecer apoio aos policiais chamados para locais ermos à noite.

Rasmussen disse que os pilotos são policiais em primeiro lugar e pilotos e observadores aéreos em segundo lugar. “Você pode ensinar um policial ser um piloto, mas você não pode ensinar um piloto ser um policial”, disse ele.

Bashta e Calhoun disseram que seu trabalho proporcionam-lhes um “escritório” com uma vista sem igual.

“Eu queria voar helicópteros desde que eu era um garoto”, disse Bashta. “Este é um sonho. A vista é fenomenal. “

Bashta e Calhoun dizem que gostam da ideia de que suas funções lhes permitem proteger o público e seus colegas, fornecendo cobertura aérea. Eles dizem, por vezes, que os criminosos vão simplesmente desistir ao invés de tentar fugir ou se esconder. Eles dizem que muitas vezes os helicópteros fazem os bandidos desistirem da perseguição.

“Eu realmente adoro vir trabalhar todas as manhãs”, disse Calhoun. “Nós mantemos nossos rapazes no chão seguros e encontramos crianças perdidas. Eu sou um policial e um piloto de helicóptero. “

Fonte: City Of Perris


Nota do site: Perris é uma cidade no Condado de Riverside, sul da Califórnia, EUA. No censo de 2010, a população da cidade era 68.386 habitantes e tem uma área total de 31,5 quilômetros quadrados.

A Renda per capita é de 11.912 dólares, que inclui todos os adultos e crianças. A renda familiar média é de 37.961 dólares. Perris gasta com suas escolas públicas cerca de 5.042 dólares por aluno. A despesa média nas escolas nos EUA é $ 6.058. Há cerca de 21 alunos por professor em Perris. Fonte: Cidade de Perris.