A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho do ano de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto.

História de 237 anos

A história da Polícia Militar mineira se confunde com a própria história do Estado de Minas Gerais, berço da democracia brasileira.

Foi no município de Ouro Preto que surgiu um dos maiores movimentos libertários da história do Brasil – a “Inconfidência Mineira” – liderada pelo Alferes Tiradentes, patrono da PMMG, então membro do 1º Regimento Regular de Cavalaria, criado em 1775 para garantir a lei e a ordem.

Desde aquela época, esse regimento evoluiu e teve diversas denominações como Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente, Polícia Militar de Minas Gerais, denominação adotada a partir de 1946 até nossos dias.

A Polícia Militar de Minas Gerais cresceu e modernizou-se, sedimentada nos princípios que norteiam sua razão funcional: os ideais de liberdade, o respeito aos direitos humanos e à cidadania.

Hoje

Atualmente conta com efetivo aproximado de 45 mil integrantes, uma frota composta por mais de 10 mil viaturas e 9 aeronaves, sendo o único órgão do Estado mineiro presente em todos os 853 municípios.

Além do policiamento ostensivo geral conta ainda com diversas unidades especializadas nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, cavalaria, entre outras.

Empenhada permanentemente em prestar um serviço de qualidade à população, tem a missão de promover a segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais.

Neste ano, 09 de junho, a Polícia Militar comemora 237 anos de existência em prol da defesa da sociedade mineira.

Saiba sobre os eventos no site: www.pmmg237anos.mg.gov.br.

Piloto Policial