Os novos comandantes de aeronave da Polícia Militar de São Paulo – atualizado
05 de junho de 2012 1min de leitura
05 de junho de 2012 1min de leitura
O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo aprovou em Conselho de Voo seis novos comandantes de aeronave: Cap PM Paes, Tenente PM Rui, Tenente PM Cortez, Tenente PM Augusto, Tenente PM Jocilênio e Tenente PM Rodrigo.
Esses oficiais passaram pelo processo de seleção realizado pela Polícia Militar e formaram a 8a Turma de pilotos do GRPAe com outros cinco pilotos: Tenentes PM Falcade, Rasera, Alexandre, Baltazar e Sobrinho, totalizando onze pilotos.
Os novos comandantes possuem, em média, 600 horas de voo e passaram por todas as etapas exigidas pela corporação. Essa turma, em 2008, realizou o curso de piloto privado de helicóptero e exerceram atividades de comandante de operações (copilotos).
No final de 2011 e início de 2012 realizaram o curso de piloto comercial de helicópteros e ao atingirem os requisitos para processo de assunção ao comando de aeronave iniciaram o curso de Voo Avançado (VAv).
O VAv tem o objetivo de preparar o piloto no uso de equipamentos e técnicas de salvamento, como o cesto, puça, rapel, mac-guire, bamby bucket, etc e após aprovados nesse curso iniciam os voos avaliados em missões policiais e de resgate aeromédico, num total de vinte missões.
Esses voos avaliados são acompanhados por comandantes experientes e para cada missão realizada é confeccionada uma ficha de avaliação e que serão lidas e analisadas pelo Conselho de Voo. Dependendo da avaliação feita poderá ser exigida a realização de outras missões, dependendo do desempenho do piloto, pois nessa fase avalia-se, primordialmente, a tomada de decisão, o gerenciamento do risco e a maturidade para o comandamento da aeronave, pois exige-se que o comandante seja um gestor da operação focado na segurança de voo.
Atualmente, os outros cinco pilotos da 8a turma encontram-se no processo de VAv e voos avaliados e em breve passarão pelo Conselho de Voo do GRPAe para então, após aprovação, assumirem o comando dos águias da Polícia Militar.
O GRPAe, a fim de manter sua operacionalidade, está em constante formação de novos pilotos e hoje a 11a turma está realizando o curso de piloto privado de helicópteros.
Piloto Policial.
Enviar comentário