Polícia realiza operação conjunta para erradicação do plantio da maconha em Pernambuco
11 de maio de 2012 2min de leitura
11 de maio de 2012 2min de leitura
A Divisão de Operações Aereas da Polícia Rodoviária Federal encontra-se participando da Operação Nero II, no estado de Pernambuco, região de Salgueiro. O Objetivo da operação é erradicar plantações de maconha na região conhecida como “Polígono da Maconha”, no sertão do estado de Pernambuco.
No segundo dia (05/05) da Operação NERO II na região de Salgueiro-PE as equipes da DOA-DPRF em conjunto com equipes do NOE-DPRF, da Polícia Federal, Polícia Militar de Pernambuco e demais colaboradores realizaram um trabalho intenso na erradicação de plantações de maconha localizadas na região.
Por serem cultivadas em áreas de difícil acesso (ilhas, caatinga, etc) o uso das aeronaves é indispensável para se alcançar a maior efetividade nas operações sendo utilizadas para tanto diversas técnicas como “rappel”, “mac-guire” devido a impossibilidade de pouso das aeronaves em alguns locais onde onde ocorre o plantio.
No terceiro dia de operação (06/05) foram utilizadas 04 (quatro) aeronaves sendo 02 Bell-407 do DPRF, 01 Bell-412 do DPRF, 01 AS-350 (esquilo) do Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e diversas viaturas do DPRF, DPF e P.M de Pernambuco totalizando um montante 36 (trinta e seis) roças destruídas.
Às 07 horas equipes dos helicópteros da forças policiais envolvidas no trabalho, decolaram da Delegacia da Policia Federal de Salgueiro/PE, para erradicarem roças de maconha. Foram efetuados lançamentos de equipes, compostas por Policiais Rodoviários Federais e Policiais Federais, em diversas “plantações de maconha” na região de Ibó/PE. Ao total foram efetuadas a destruição e/ou incineração de 17 (dezessete ) roças da droga.
Às 13 horas foi identificado pela aeronave da P.M de Pernambuco uma grande plantação de maconha na região de Belém de São Francisco/PE, sendo que o local estava sob vigilância de traficantes armados.
Ao avistarem as aeronaves, os miliantes empreenderam fuga pela caatinga, com isso foram desembarcados 4 PRF’S para realizarem progressão na caatinga, enquanto duas aeronaves Bell’s 407 do DPRF (Patrulha 3 e Patrulha 4) faziam buscas aéreas coordenadas com a equipe de terra e garantiam a segurança aérea no local.
Foram localizados 3 traficantes, juntamente com 2 armas (1 revolver calibre .38 e 1 pistola .40) e aproximadamente 80 munições e 02 filhotes de papagaio.
Os elementos detidos foram encaminhados pela equipe do Núcleo de Operações Especiais da PRF para a Delegacia da Policia Federal em Salgueiro/PE para os devidos registros legais.
Dados relativos relativos a quantidade de pés erradicados serão informados posteriormente após análise dos Peritos da PF. A operação continua.
Fonte: Aviação PRF Brasil
Enviar comentário