O site Piloto Policial publica, em homenagem, carta de agradecimento e despedida elaborada pelo Maj PM Sílvio Luiz Frank, piloto do GRPAe/SP. O Maj PM Sílvio ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1984 e no GRPAe, através de concurso interno, em junho de 1991. É piloto de helicóptero e instrutor de voo e no dia 20/04/2012 realizou seu último voo na Milícia Bandeirante.

O Maj PM Silvio possui graduação (1988) em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Mestrado (2009) em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo e desempenhou diversas funções no GRPAe, sendo a última, Comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Bauru. Atuou  em milhares de ocorrências policiais e aeromédicas ao longo de seus 21 anos de Grupamento Aéreo. Nos últimos anos também atuava como docente junto ao Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino.

Em agradecimento pelos ensinamentos deixados e por tudo aquilo que ainda irá produzir, reverenciamos esse nobre Comandante e publicamos seu agradecimento aos policiais militares do GRPAe e BRPAe-Bauru:

“Meu último voo pela BRPAe-Bauru e nos Águias da Polícia. Poderia externar meus agradecimentos a todos os integrantes de outra forma, mas gostaria que fosse público, visto por todos, por isso decidi fazê-lo aqui.

Após sete anos no Comando da Base, hoje é meu último dia na função e agradeço a todos pelo apoio, pela amizade, lealdade, ânimo e ensinamentos. Uma das melhores experiências profissionais que tive foi a oportunidade de estar aqui e ter ao meu lado excelentes profissionais que muito têm a mostrar o que é Dever, Dignidade, Honra, Compromisso, Comprometimento e principalmente, Respeito ao próximo.

Não está sendo fácil deixá-los. Está sendo muito difícil, mas vou levar na lembrança os momentos que passamos: as dificuldades, as missões realizadas, vidas salvas, as instruções, os momentos de lazer e a história de cada um. Me refiro a todos: do mais antigo ao mais moderno.

Apesar das dificuldades em executar nosso trabalho, da tensão do voo, da ausência das nossas casas e famílias por períodos irregulares devido ao trabalho em outras cidades, nem assim eu vi o desânimo, mas sim o sorriso estampado no rosto e o prazer de fazer o que gostam, aquilo que nascemos para fazer.

Fiquei impressionado com a disposição, a vontade de cada um em aprender e melhorar profissionalmente, com o orgulho pela farda, com o zelo pela Unidade, pela união, pela preocupação com os companheiros, pela solidariedade e pela persistência.

Aqui, todos fazem tudo, desde as missões diárias de voo, até as funções administrativas e a preservação e cuidado com as instalações. Não imaginam a alegria e orgulho que tive todos os dias que aqui servi, ao chegar pela manhã no portão de entrada e ver um Quartel que mais parece um cartão postal, com tudo perfeito e bem cuidado e por centenas de vezes recebi elogios de colaboradores, policiais de outras unidades e da população em geral, onde destacaram exatamente isso e também pela pronto atendimento desde a recepção até na permanência na Base, onde sempre ficaram acompanhados por um dos integrantes, para auxiliá-los no que fosse preciso.

Os elogios foram para todos vocês, pois tratam o Quartel como suas próprias casas, com carinho e esmero. Obrigado a todos. Obrigado pelo apoio que tive de todos. Obrigado pelos ensinamentos que me deram e me fizeram melhorar como Policial Militar, como Comandante, como piloto e principalmente, como pessoa.

Além de levá-los na lembrança, levo todos em meu coração, pois são minha segunda família e por isso, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ter estado aqui com TODOS VOCÊS.

Não vou dizer adeus por dois motivos: primeiro por que não conseguiria e também para não ter que perceber que vou estar longe de GRANDE AMIGOS.

Obrigado e que Deus sempre ilumine o caminho de cada um e de suas famílias, protegendo-os em cada missão, pois são a esperança de muita gente que pode estar em dificuldade, quando, nesse momento, VOCÊS SÃO A AJUDA QUE VEM DO CÉU.”

Sucesso!