Fábrica Argentina de Aviones irá iniciar produção de helicóptero chinês
11 de abril de 2012 2min de leitura
11 de abril de 2012 2min de leitura
Funcionários da Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) esperam voar seu primeiro helicóptero leve Z-11 montado localmente no fim deste ano.
Os planos cumprem um memorando de entendimento (MoU), assinado com a empresa chinesa Avicopter e a matriz CATIC em outubro de 2011, para montar localmente o helicóptero leve Z-11, tanto para o mercado argentino quanto para o mercado latino-americano.
Emilio Maligno, gerente de desenvolvimento de negócios para FAdeA, declarou que os estudos mostraram para a necessidade regional de um helicóptero do porte do Z-11 para uma série de missões e atividades nos mercados militar e civil.
“Na Argentina, o governo quer padronizar os helicópteros que servem os vários tipos de operadores públicos, como a polícia, o exército e a força aérea”, disse Maligno.
A primeira aeronave produzida na argentina seria um protótipo demonstrador e montado com componentes chineses, mas posteriormente é provável que a aeronave apresente um maior nível de conteúdo argentino com componentes produzidos localmente.
“Temos alguma experiência em design e personalização, o nosso objectivo é produzir um helicóptero adequado para os nossos clientes argentinos e sul-americanos”
Maligno diz que espera ser capaz de oferecer aos clientes uma opção de escolha entre três tipos de turbinas, uma chinesa, uma da Honeywell (LTS 101) e a Arriel da Turbomeca. Ele também espera ser capaz de oferecer novos aviônicos que se encaixe as necessidades dos clientes.
FAdeA diz que a experiência na montagem e desenvolvimento no Z-11 poderia abrir caminho para um programa de desenvolvimento de um helicóptero totalmente nacional, mas ressaltou que não há planos para a montagem de outros tipos de helicópteros chineses.
Para as forças armadas da Argentina, a produção local significaria que eles poderiam ter uma fonte confiável de peças e de suporte para a aeronave. Atualmente cada uma da forças opera tipos de helicópteros de muitos fabricantes diferentes, incluindo Bell, Eurocopter e helicópteros russos.
O Exército argentino avaliou o Z-11 quando ele estavam procurando por um novo helicóptero leve em 2006, mas os resultados da avaliação não foram divulgados.
A assinatura do memorando de entendimento tem causado constrangimento a Eurocopter, pois com a introdução Z-11 no mercado Sul-Americano pode ter sido violado um acordo não revelado anteriormente feito entre Eurocopter e Avicopter no início de 2011 sobre a venda de helicópteros Eurocopter construídos sob licença pela Avicopter para fora da China.
O Z-11 não é uma aeronave fabricada sob licença, mas é praticamente idêntica ao AS 350 Esquilo, e a Eurocopter demonstra preocupação com a quebra de patentes devido aos modelos serem tão semelhantes.
“As duas aeronaves são muito semelhantes”, disse o Maligno.
“Para nós não se trata de produzir uma aeronave mais barata, mas um produto diferente mais personalizado para o mercado latino-americano e argentino.”
Enquanto isso, a Bolívia encomendou a compra de seis helicópteros Avicopter H425. O H425, também conhecido como o Z-9 na China, é uma aeronave construída sob licença do Eurocopter Dauphin. Serão os primeiros helicópteros do Exército boliviano e os primeiros helicópteros militares chineses a serem entregues a um cliente sul-americano.
Fonte: Shephard
Enviar comentário