No dia 16 de março, cinco agentes americanos da Divisão de Treinamento do Federal Bureau of Investigation (FBI), visitaram o GRPAe com o intuito de conhecerem a unidade e efetuarem sobrevoo nas unidades de ensino da Polícia Militar de São Paulo, a fim de conhecerem o potencial de formação e treinamento da instituição. O sobrevoo compreendeu os complexos da Escola Superior de Soldados, em Pirituba, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Zona Norte e a Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha.

Os Agentes ficaram impressionados com a infra-instrutora de ensino da PMESP e sua capacidade de formação e especialização continuada, necessário para a manutenção operacional de uma organização policial composta por cerca de 100 mil homens e mulheres, a maior do gênero na América Latina.

O objetivo da visita foi celebrar uma cooperação para cursos na área policial, com ênfase aos preparativos para combate a ações terroristas e preparo para a copa do mundo de 2014.

Os cursos visam treinamentos aos policiais em técnicas de investigação criminal, análise de inteligência e desenvolvimento de liderança incluindo palestras sobre negociações, crime organizado, combate ao terrorismo, lavagem de dinheiro, fundamentos da ciência forense, gestão da crise, entre outras.

Comitiva:

– Adido do FBI no Brasil, Richard Cavalieros
– Agente especial supervisor, Martin Woods, da Unidade Internacional de Assistência e Treinamento da Academia do FBI
– Agentes Bruce Adamo, Christina Martinez e Leslie Backschies

Foto: Edna Moreira.