Avião do CGPA/MS faz pouso de emergência no Aeroporto Teruel em Campo Grande
13 de março de 2012 2min de leitura
13 de março de 2012 2min de leitura
Mato Grosso do Sul – Uma aeronave Baron A56TC, pertencente ao Corpo de Bombeiros e utilizado pela CGPA – Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (12), por volta das 11h, no Aeroporto Teruel, localizado em Campo Grande. No local havia três tripulantes e ninguém ficou ferido.
De acordo com o proprietário do local, o ex-deputado Pedro Teruel (PT), foi o próprio piloto quem acionou a Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), falando sobre o incidente.
“Eles farão a perícia nesta tarde, para descobrir as reais causas do incidente. Nestes casos, a perícia é necessária para repassar o erro a outros pilotos. São inúmeras as hipóteses, tais como o vento, falha humana no comando e até mesmo mecânica”, explica Teruel.
No pouso, o monomotor teve a asa direita danificada, saiu por cerca de vinte metros da pista e parou em meia à mata. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil foram acionados.
A delegada plantonista da Depac (Delegacia Especializada de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga, Fernanda Félix, esteve no local e colheu informações para o inquérito que será aberto.
Com a chegada da imprensa, os repórteres foram orientados a ficar distantes do local, já que o tanque da aeronave estava cheio, correndo o risco de explodir e machucar quem estivesse por perto.
O Tenente Coronel de Paula, do Corpo de Bombeiros, também esteve no local e informou que a aeronave Baron A56, estava cedida para a CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) e era usada por diversas forças policiais.
“A aeronave vinha do Aeroporto Internacional de Campo Grande e precisou fazer um pouso forçado, mas ainda não sabemos a causa”, explica De Paula.
Nota de Esclarecimento SEJUSP/MS
De acordo com nota de esclarecimento sobre o incidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (12) com o avião bimotor Baron A-56, prefixo PT-KPG, na pista do aeroporto Teruel em Campo Grande, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que todas as providências foram tomadas no sentido de garantir a integridade física dos três tripulantes, que não se feriram, e esclarecer as causas do incidente. A ocorrência se deu durante procedimento de pouso em um voo de manutenção.
De imediato, o Agente de Segurança de Vôo da Coordenadoria-Geral de Patrulhamento Aéreo (CGPA), órgão responsável pela frota de aeronaves da Sejusp, acionou o Corpo de Bombeiros, bem como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que tem como atribuições a supervisão, o planejamento, o controle e a coordenação de atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.
Uma equipe do Cenipa chega nesta terça-feira (13) a Campo Grande para dar início a investigação.
Fonte e Fotos: SEJUSP/MS e MidiaMaxNews, por Graziela Rezende.
Enviar comentário